Ciclofaixa será todos os domingos a partir de janeiro

O Circuito Ciclofaixa de Lazer da Prefeitura de Curitiba passará a ser feito todos os domingos a partir de janeiro de 2012. A medida, determinada pelo prefeito Luciano Ducci, foi confirmada pelo chefe de gabinete do prefeito, José Antônio Andreguetto, em reunião com ciclistas dos grupos Cicloiguaçu (Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu) e Ciclovida, nesta segunda-feira (31), na sede da Prefeitura.

Os cicloativistas entregaram um relatório sobre a análise que fizeram durante a realização do 1º Circuito Ciclofaixa de Lazer, promovido pela Prefeitura no dia 23 de outubro. Uma das reivindicações dos ciclistas é que o circuito se torne permanente aos domingos.

Nesta primeira fase de implantação, a Ciclofaixa de Lazer funcionará um domingo por mês, das 8h às 16h. “Essa questão de o circuito ser realizado todos os domingos também é um desejo da Prefeitura. Inicialmente tínhamos a previsão para isso acontecer em março de 2012, mas vamos antecipar essa data para o mês de janeiro”, disse Andreguetto.

“Vamos fazer isso com toda a responsabilidade e segurança para os ciclistas. O objetivo da Ciclofaixa de Lazer é as pessoas aprenderem a compartilhar as vias. Carros e bicicletas dividindo o espaço nas ruas”, completou o chefe de gabinete.

Um dos motivos para a Ciclofaixa de Lazer não ser feita todos os domingos neste ano é o calendário da cidade já definido, que prevê vários eventos, como corridas de rua e a maratona, que exigirão estrutura e a orientação de agentes de trânsito para controlar o espaço e garantir a segurança.

Voluntários – Sobre esse ponto, os ciclistas da Cicloiguaçu se colocaram à disposição para colocar ciclistas voluntários, identificados com camisetas, para ajudar no controle dos passeios da Ciclofaixa. No relatório apresentado, os cicloativistas apresentaram também sugestões de melhoria para o circuito.

“Fizemos algumas colocações positivas sobre a Ciclofaixa de Lazer, para que a Prefeitura num curto prazo a disponibilize em todos os domingos e no futuro que elas possam se transformar em ciclofaixas permanentes”, afirmou Jorge Brand, coordenador geral do Cicloiguaçu.

O presidente do Ippuc (Instituto de Planejamento e Pesquisa Urbano de Curitiba), Cléver de Almeida, afirmou que a ideia da Prefeitura é aumentar o uso da bicicleta na cidade. “Estamos trabalhando no aumento na malha cicloviária e na revitalização das ciclovias já existentes na cidade”, afirmou.

Andreguetto destacou que o esforço conjunto entre ciclistas e a Prefeitura vai trazer soluções para colocar a bicicleta como um modal de transporte na cidade. “Esse diálogo é fundamental para o aperfeiçoamento das ações”, definiu. “Andamos de bicicleta todos os dias, sabemos dos problemas e do que precisa ser aperfeiçoado nas ciclovias de Curitiba”, afirmou Jorge Brand.

Próximos passeios – Os próximos passeios da Ciclofaixa de Lazer neste ano serão nos dias 27 de novembro e 18 de dezembro. O circuito de lazer, sinalizado por faixas vermelhas pintadas nas ruas que compõem o trajeto, tem 4 quilômetros de extensão. Com saída das esquinas da XV de Novembro com a rua Mariano Torres, os ciclistas passam pela própria XV, Marechal Deodoro; Emiliano Perneta;  Visconde de Nácar; André de Barros e Mariano Torres, roteiro que destaca cenários históricos e culturais de Curitiba.