Falta informação às mães sobre processo de adoção

Para a psicóloga Lídia Weber, professora e coordenadora do Núcleo de Análise de Comportamento da Universidade Federal do Paraná, a falta de informação das mães em relação ao processo de adoção por vias legais é um dos fatores para que o número de crianças abandonadas aumente no Brasil. Na pesquisa, nenhuma das entrevistadas que abandonaram seus filhos sabiam que era possível doar a criança dentro da lei.

“Não faziam a menor idéia de que poderiam ir tranquilamente até o Juizado da Infância e entregar o seu filho para a adoção. Não existe culpa alguma e o processo é sigiloso. É preciso campanhas de esclarecimento. Claro que não se quer o abandono e é preciso prevenir a gravidez também, mas se uma mãe não deseja criar o seu filho pode entregá-lo legalmente”, afirma.

Números

De acordo com Lídia, os números de abandono que aparecem nas estatísticas podem ser apenas uma parte de realmente ocorre no país afora. “Há muito casos mais do que se imagina… Só chegam à mídia os casos mais dramáticos, mas sabemos que existe um número considerável de crianças deixadas em locais públicos, igrejas, casas e a maioria na própria maternidade. A mãe desaparece sem deixar endereço”, diz.