Horário de verão altera comportamentos

A mudança de horário de verão influencia o comportamento das pessoas porque afeta os hormônios, dizem os especialistas. O hematologista Selmo Minucelli explica que o indivíduo tem um equilíbrio hormonal e biológico, e com a mudança de horário ele tende a dormir menos e isso afeta os hormônios. “No dia seguinte, pode haver alterações comportamentais como irritação, maior sonolência, indisposição e até aumento de apetite”, afirma o médico.

Segundo Minucelli, o horário de verão afeta os hormônios porque não estamos adaptados à mudança brusca de horário e da rotina. No entanto, o médico ressalta que o ser humano tem capacidade de se adaptar às alterações.

De acordo com ele, a adaptação ao novo horário pode levar de uma semana e meia a três semanas, normalmente. “Quando a pessoas se adaptam, os hormônios voltam ao normal”, esclarece.

De acordo com o médico, o ideal seria que as pessoas começassem a alterar o seu relógio biológico uma semana ou dez dias antes de começar o horário de verão. “É melhor saber bem antes que a mudança vai acontecer e dormir um pouco mais tarde e acordar um pouco mais cedo”, aconselha.

O médico defende que o horário de verão traz vantagens para a vida cotidiana das pessoas. Segundo ele, além delas ficarem um período maior acordadas e aproveitarem melhor o dia, podem economizar energia, aumentar os níveis de vitamina D com horas extras de luz no período da tarde e se sentirem incentivadas a praticar mais exercícios físicos.

O horário de verão começa no próximo domingo (16) a zero hora, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal.