Último voo

Piloto morre na queda de avião no Aeroporto do Bacacheri

O risco superou a habilidade neste sábado, no 6º Festival Aéreo do Aeroclube do Paraná, realizado no Aeroporto Bacacheri, em Curitiba. No início da tarde, uma aeronave perdeu o controle em meio a uma manobra e caiu, levando a vida do piloto paranaense Fábio Luiz de Almeida, de 45 anos, o conhecido “Ratão”. Ninguém foi atingido, já que a queda aconteceu dentro da pista.

Famoso por loopings e manobras espetaculares no céu, o piloto já havia realizado acrobacias com a mesma aeronave – modelo biplano Christen Eagle, equipado com sistema de fumaça – em abril deste ano. Integrantes da organização do evento afirmaram que a esposa e a filha do piloto assistiam à performance de “Ratão” quando o acidente aconteceu.

De acordo com um funcionário que não quis se identificar, a aeronave subiu e começou a acrobacia, quando o piloto se perdeu na manobra e despencou. Com o choque lateral, o pequeno avião quebrou. A Infraero e o Cindacta II rapidamente isolaram a área e toda a programação do evento, que seguiria neste domingo, foi cancelada. O 20º Batalhão da Polícia Militar foi chamado para coordenar a retirada do público que estava no local.

A policial Eliane de Fátima Schievel, que veio acompanhada da família para contemplar o festival, disse que a mudança de vento pode ter contribuído para a queda. “Ele estava em meio a uma manobra, quando o avião começou cair”, recorda. Outra testemunha, que não quis se identificar por ser profissional da área, disse que o avião estava muito lento para a manobra. “A velocidade não passava dos 140 km/h, o que é pouco para aquele tipo de looping”.

Segundo o coordenador do festival, Luís Fernandes, as investigações sobre o acidente ficarão por conta do Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão sob comando das Forças Aéreas.

Confira o vídeo do acidente feito por Eleandro Brito da Costa: