Meio de transporte

Evento em Curitiba incentiva uso da bicicleta

Quem passou pelos bairros Alto da XV, Ato da Glória e Centro Cívico na manhã deste domingo (18) se deparou com famílias inteiras participando da Bicicletada das Crianças, realizada pelo movimento Arte, Bicicleta & Mobilidade, dentro da programação do Mês da Bicicleta em Curitiba.

O trajeto foi realizado entre o Jardim Ambiental até o Museu Oscar Niemeyer. As crianças cumpriram o percurso em suas próprias “magrelas” ou em cadeirinhas especiais nas bicicletas dos pais e familiares.

Esta foi a segunda edição da Bicicletada das Crianças e uma terceira está sendo programada para o feriado de 12 de outubro, provavelmente fazendo o mesmo trajeto.

A ação tem como objetivo despertar a ideia sobre a importância da bicicleta como meio de transporte desde cedo, além de chamar para o movimento, que quer menos carros nas cidades. “Por que um pai não pode levar os filhos de bicicleta para o colégio?”, questionar Jorge Brand, do movimento Arte, Bicicleta & Mobilidade.

O Mês da Bicicleta em Curitiba está sendo promovido pelo quinto ano consecutivo. Além da Bicicletada das Crianças, já houve uma série de ações, como o desafio intermodal, realizado na última sexta-feira (16).

Bicicletas, automóveis, corredores e ônibus participaram da prova, realizada na hora do rush. A largada foi no Centro Politécnico, no Jardim das Américas. Os participantes ainda passaram pela sede da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e terminaram o desafio na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba. Os primeiros a chegar foram os condutores das bicicletas.

No Dia Mundial Sem Carro, nesta quinta-feira (22), o movimento vai promover, em parceria com o projeto Bicicletada Curitiba, a Marcha das Mil Bicicletas. A concentração será na Praça Santos Andrade, a partir das 17 horas, com saída às 18 horas.

Outras informações no wwwbicicletadacuritiba.wordpress.com.