Mais de 30 mil visitaram as Cataratas durante o Carnaval

Céu aberto, temperatura agradável, roda de samba e uma grande vazão d’água brindaram a visita de milhares de turistas ao Parque Nacional do Iguaçu no feriado de Carnaval. De 5 a 8 de março, o atrativo recebeu 30.869 visitantes. Apenas no domingo (8), a unidade de conservação registrou a entrada de 12.663 pessoas.

A marca dos quatro dias superou a expectativa da direção do parque, que era de 25 mil visitas, e ultrapassou em 21% o total registrado no Carnaval do ano passado, comemorado de 13 a 16 de fevereiro. No feriado de 2010, o parque recebeu 25.480 pessoas.

Para Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, este avanço “é resultado da melhora das condições de vida dos brasileiros, que estão viajando mais, e tudo indica que será tendência nos demais feriado neste ano”, afirma.

Conforme Celso Florêncio, gerente-geral da Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A, a empresa, juntamente com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), reforçou a estrutura de atendimento. “Aproveitamos para levar música aos visitantes, enquanto aguardavam para ingressar ao parque. O quarteto do Porto Canoas Samba Show contagiou as pessoas e deu um espírito de Carnaval ao centro de visitantes”, comentou.

Experiências

“Eu escutei diversas pessoas comentarem que as Cataratas eram bonitas, mas não imaginávamos que eram tão belas, como tivemos a certeza agora que conhecemos”, ressaltou Leila Jorge. Ela, inclusive, fez questão de votar nas Cataratas do Iguaçu para as Sete Maravilhas da Natureza. “Se for preciso vamos votar quantas vezes forem necessário”.

O casal de namorados Mariano Ruggeroni e Melina Berte aproveitou o lugar para aprofundar o relacionamento. “Eu recomendo este lugar. É magnífico. A primeira vez eu vim sozinho, fiquei aqui conversando com Deus. Hoje estou com minha namorada. É uma vibração incrível, quem tem sensibilidade sabe do que estou falando”, revelou Ruggeroni, natural de Buenos Aires, Argentina.

Já bióloga Fernanda Fernandes demonstrou entusiasmo ao conhecer o sistema de visitação do Parque Nacional do Iguaçu. “Poucas reservas no Brasil conseguem atender o público e resguardar o seu bioma. O Parque Nacional do Iguaçu é uma referência, ele consegue preservar e oferecer uma boa estrutura para visitas”, analisou.

“Este lugar é perfeito. Podemos dizer que é simplesmente lindo e muito bem organizado. Está entre os melhores passeios que já fizemos”, destacou a psicóloga Ana Carolina Tonin, moradora de Colorado, na Região Norte do Paraná. Para ela, que fez o passeio na companhia do pai e do irmão, “tirando o sol, foi tudo muito prazeroso”
.