Londrina decreta estado de emergência contra a dengue

Após registrar 144 casos de dengue apenas em janeiro, a prefeitura de Londrina decretou, na noite da última segunda-feira, estado de emergência contra a doença.

Isso permitirá que a prefeitura tenha mais liberdade para tomar medidas que evitem uma infestação da dengue no município. Ações especificas serão implantadas, segundo o prefeito de Londrina, Barbosa Neto.

Para o prefeito, o decreto de estado de emergência garantirá aos agentes a realização das vistorias. “Contamos com a colaboração da população, mas, com o decreto, nós poderemos adentrar em todos os estabelecimentos, o que facilitará o combate”, afirma Barbosa Neto. O decreto permite ainda a compra de soro fisiológico, materiais e utensílios necessários para a operacionalização das consultas.

Sandra Caldeira Melo, diretora de epidemiologia da secretaria municipal de Saúde de Londrina, explica que entre as ações contra a dengue está a criação de uma sala de situação. “A sala permitirá o monitoramento 24 horas dos casos de dengue na cidade”, explicou. A intensificação do fumacê também está nos planos da prefeitura.

Outra medida que compõe o plano de ação da prefeitura contra a dengue envolve a criação de uma força tarefa, que trabalhará na prevenção, detecção e eliminação dos focos da doença nas áreas urbanas e rurais da cidade.

A força tarefa une 300 agentes comunitários e outros 80 agentes de endemias contratados em caráter emergencial. “Mesmo assim é importante contarmos com a ajuda da população no combate aos focos”, ressalta Melo.

Voltar ao topo