Paralisação

Greve dos vigilantes afeta funcionamento de agências bancárias

O Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região (Sindivigilantes) decretou greve geral da categoria a partir desta terça-feira (13) em todo o Paraná. Com a paralisação de 70% dos funcionários, muitas agências bancárias amanheceram fechadas. No total, são 22,6 mil servidores em todo o estado, sendo 8 mil apenas na capital e região metropolitana.

Na manhã de hoje dezenas de funcionários se concentraram na Praça Santos Andrade e caminharam pelas ruas da região central. Os manifestantes percorreram as agências, onde foram recebidos com indignação por muitos clientes. Mesmo com as agências fechadas, o vencimento das contas não muda.

A categoria exige aumento salarial de aumento com base no Índice Nacional de preços ao Consumidor (INPC), responsável por medir a inflação durante o ano. Além da inflação, os vigilantes pedem aumento real de 5% e elevação do adicional de risco de vida de 10% para 15%. O sindicato patronal oferece correção pelo INPC sem aumento real e acréscimo de 11% para o risco, além de R$ 1 de aumento no vale refeição.

No início da tarde está agendada uma audiência no Ministério Público (MP) para tentar uma negociação entre bancos e empregados. Caso não haja acordo, os manifestantes farão uma passeata a partir das 17 horas no centro.