Governo substituirá professores temporários

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) irá substituir grande parte dos contratos temporários de professores por vagas efetivas de candidatos aprovados no concurso público realizado em 2007. As contratações em regime de Processo Seletivo Simplificado (PSS) serão feitas a partir de terça-feira (1.º) e em caráter emergencial.

Ainda assim, a controversa questão do PSS, envolvendo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) e a Seed continua sem uma solução definitiva. Em uma reunião ontem, as partes seguem divergindo quanto ao problema dos professores mais antigos terem ficado no fim da lista de contratação.

Tal qual um cabo de força, os dois lados apresentam os seus argumentos. A superintendente de educação, Meroujy Cavet, diz que foi feita uma demonstração de inscrição para mostrar que não havia problemas com o sistema.

“Fizemos diversos testes para provar que não havia nada de errado. Além disso, dos 447 mil inscritos, 8 mil entraram com recurso, o que equivale a 1,88% do total. Ainda sustentamos a tese de que houve erro de digitação por parte desses candidatos. O cronograma para contratação destes professores está mantido para os dias 1.º e 2 de fevereiro e, até o final de fevereiro, vamos chamar os professores aprovados no concurso de 2007”, responde.

Mas a presidente do APP-Sindicato, Marlei Fernandes, não concorda com os argumentos da Seed. Para ela, o sistema induzia sim ao erro. “A Seed apenas repetiu o que já fora dito antes. A demonstração feita não nos convenceu, pois a ficha aceitava inscrição incompleta. Impetramos hoje (ontem) um mandado de segurança e amanhã (hoje) vamos fazer uma manifestação em frente à Seed. Nossa classe está indignada com toda a situação e estamos muito preocupamos com a qualidade de ensino nas escolas públicas”, reclama.

Concursados

Aproximadamente 60 mil professores aguardam pela convocação. Um cronograma das próximas contratações será concluído pela Secretaria até o fim do próximo mês.

Até o momento, quase 14 mil professores aprovados naquele concurso foram contratados em caráter efetivo. O motivo apresentado por Cavet para a contratação dos temporários é a falta de tempo hábil para chamar os concursados, uma vez que o ano letivo começa no próximo dia 8 de fevereiro. Os contratos temporários têm validade de um ano, podendo ser prorrogados por mais um.

Voltar ao topo