Por um lugar ao sol

Veranistas invadem o litoral paranaense

Durante a temporada de verão, as populações das cidades do litoral do Paraná incham. Os veranistas disputam espaço na areia, nas ruas, calçadas, supermercados, sorveterias, restaurantes e em lojas.

As filas fazem parte da rotina desta época do ano e quem está nas praias precisa ter paciência para conseguir fazer as tarefas necessárias ou os passeios sem muito estresse. Entretanto, quem mais reclama são os moradores dos municípios litorâneos, que precisam dividir tudo com os turistas.

“Não tem como fugir das filas nesta época. A temporada de verão para a cidade é ótima, mas tem muito tumulto. Não tem estrutura para receber todo mundo. Essa já é uma questão histórica”, comenta a esteticista corporal Gislaine Nascimento, moradora de Matinhos.

Para a professora Marilene Kinal, os moradores da cidade sofrem na temporada de verão. “É muita fila. Nos bancos, no mercado, nas lanchonetes, nas farmácias. Esta época é boa para muita gente aqui, mas ao mesmo tempo é difícil”, afirma.

Para quem está a passeio, tudo fica um pouco mais fácil. Os veranistas encaram com bom humor as filas e os estabelecimentos comerciais cheios. A aposentada Heloisa Santo Nicola ainda não enfrentou grandes filas nas férias de verão em Matinhos.

Ela acredita que a partir de agora o movimento deve se intensificar ainda mais, resultando em espera nos caixas dos supermercados e lojas. “A gente está em férias e deveria se desestressar. Mas aí se estressa com essas coisas. Para mim o movimento ainda está normal”, declara.

A universitária Elenita Rosa também considerou como tranquila a movimentação de pessoas em lojas, supermercados, farmácias e bancos no centro de Matinhos. “Estamos há pouco tempo na cidade e por enquanto não enfrentamos filas”, revela.

Para o comerciante Grego Gomes, de Curitiba, os restaurantes se prepararam melhor para esta temporada de verão. “Está dando para aproveitar bem. Tem bastante gente, tem fila, mas também muita mesa. Vaga rapidamente. Ir para o restaurante não está sendo problema”, avalia.

Ruas

No entanto, de acordo com ele, o pior estão sendo os congestionamentos nas ruas estreitas de Matinhos e Caiobá. “Estamos há mais de uma semana aqui e percebemos que o pior mesmo é o congestionamento de carros. Especialmente entre meio-dia e 14h, quando as pessoas saem para almoçar”, conta Gomes.

Facilmente o tráfego nas ruas do município fica lento e com congestionamentos. Existe uma grande dificuldade para encontrar lugar para estacionar, mesmo nas vias que ficam longe da praia.

A prefeitura de Matinhos informa, por meio de assessoria de imprensa, que realizou durante 2010 intervenções no trânsito para acomodar os veranistas. Entre elas estão as criações de binários. Nos últimos dias, algumas ruas foram transformadas em mão única para melhorar a fluidez do trânsito durante a temporada de verão.

Voltar ao topo