Lagartas incomodam moradores e comerciantes

Moradores e comerciantes da Avenida dos Estados, no bairro Água Verde, em Curitiba, estão sofrendo há cerca de três semanas com uma enorme quantidade de lagartas.

Elas caem das árvores, tomam conta das calçadas e entram nas residências e nas lojas. Todos na região, especialmente entre as ruas Santa Catarina e Goiás, estão preocupados porque não sabem se as lagartas podem causar queimaduras ou outros tipos de problemas de saúde, além do incômodo de ter que lidar com uma enorme quantidade das lagartas.

“Dá para juntar tranquilamente um balde cheio de lagartas aqui. A gente morre de medo do que elas podem causar”, comenta a cabeleireira Maria Alice Bezerra Kirrian. “Temos que ficar tirando as lagartas de dentro das lojas e os clientes ficam com medo. As pessoas andam por aqui com sombrinha para que as lagartas não caiam em cima delas”, conta Célia Erdmanm, proprietária de uma revistaria.

As lagartas são as larvas de borboletas, mariposas e outros insetos. Esta é uma fase do desenvolvimento deles. Comerciantes e moradores contam que a situação fica ainda mais complicada em dias mais quentes. João Edson Clariano, proprietário de um restaurante, tem que fazer uma verdadeira operação para que as lagartas não entrem em seu estabelecimento.

Ele já tentou vários produtos para afastar as larvas, mas nada deu certo. Clariano conta que a prefeitura de Curitiba já foi acionada pelo telefone 156. “Nos disseram que as lagartas vão virar borboletas e precisamos conviver com isto. Mas está demais, tem que ser tomada uma medida”, afirma.

Ciclo

Comerciantes ainda revelaram que foram informados pela prefeitura de que o ciclo dos insetos acontece entre outubro e março. Eles relatam que o aparecimento das lagartas é normal nesta época do ano, mas não em tamanha quantidade como agora.

As calçadas estão cheias de lagartas mortas por quem anda por ali. E há casos em que os moradores juntam as lagartas em um balde e depois colocam fogo para matá-las porque não aguentam mais tirá-las de dentro de casa.

Proibição

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de assessoria de imprensa, informou que técnicos foram até o local e constataram que estas lagartas não são tóxicas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, também por assessoria de imprensa, esclareceu que entre 10 e 15 dias as lagartas já devem virar mariposas. A prefeitura de Curitiba, por força de legislação ambiental, não pode aplicar qualquer produto para combater as lagartas.