Idosos viram agentes de trânsito por um dia em Curitiba

Os idosos estão entre as pessoas que mais enfrentam dificuldades no trânsito das grandes cidades. Com limitações físicas naturais da idade, eles muitas vezes não conseguem, por exemplo, atravessar uma rua com agilidade ou calcular de forma adequada a velocidade e a distância de um veículo.

Como muitos motoristas não têm consciência destes problemas vivenciados pela terceira idade, os próprios idosos foram a campo, ontem de manhã, com o intuito de alertar a população sobre questões ligadas à segurança. Foi abordado principalmente o respeito à faixa de pedestres e manutenção de velocidades adequadas nos centros urbanos.

A iniciativa aconteceu na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), sob supervisão da Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) e com a participação de dez idosos. “Os idosos assistiram a palestras e abordaram os motoristas para explicar as dificuldades que encontram no trânsito. Muitas vezes, os motoristas não têm noção de que as pessoas mais velhas precisam de um tempo maior para atravessar a rua e têm uma percepção diferente de tudo o que acontece no trânsito”, disse o agente de trânsito da unidade de educação da Urbs, Eduílio Sampaio.

Uma das idosas a atuar como agente foi a aposentada Manuelina Aparecida de Paula, de 73 anos. Ela era uma das mais engajadas na iniciativa, pois sentiu na pele as consequências do desrespeito às regras de trânsito.

“Perdi uma filha e dois irmãos, vítimas de acidentes”, afirmou. Hoje, das 14h30 às 16h30, outro grupo de idosos estará realizando abordagens na Via Vêneto, em Santa Felicidade.