Feira do Emprego terá vagas para pessoas com deficiência

Mais de 1,2 mil vagas de emprego e 195 de qualificação profissional. No próximo dia 1º, a Secretaria Municipal do Trabalho (SMTE) promove a 2ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional para Pessoas com Deficiência. O evento, que este ano acontecerá no Memorial de Curitiba no Largo da Ordem, terá a participação de 23 empresas.

Também serão disponibilizados os serviços oferecidos pela Prefeitura nas áreas de geração de emprego e renda, qualificação e estágios. Além de entregar o currículo, os interessados poderão preencher fichas e até sair contratados imediatamente. É importante que os potenciais trabalhadores tenham em mãos a carteira de trabalho, laudo médico e carteira de identidade.

Em Curitiba, segundo dados do IBGE de 2000, 12% da população, ou aproximadamente 190 mil de pessoas, são afetadas por algum grau de comprometimento físico ou intelectual.

A legislação (Lei 8213/1991) estabelece que empresas com mais de 200 funcionários devem reservar uma parcela dos cargos – de 2% a 5% dependendo do número de empregados – para pessoas com deficiência.

Na capital paranaense, de acordo com o Relatório Anual de Informações Sociais-2007 (RAIS), são 745 empresas com mais de 100 empregados, totalizando 439.408 trabalhadores. Com base nestes números, são 18.337 vagas pessoas com deficiência. Porém, o mesmo relatório informa que apenas 6.170 postos estão preenchidos.

O secretário municipal do Trabalho, Paulo Bracarense, informa que a Prefeitura já tem outros projetos para aumentar a inserção destas pessoas no mercado. “Hoje, os grandes problemas da empregabilidade das pessoas com deficiência são a qualificação e a adequação do local de trabalho para recebê-las. A partir do ano que vem, a Prefeitura vai convidar as empresas para equacionar a questão da adequação destes profissionais”, comenta Bracarense em referência ao programa Tecnologia Assistiva para Empregabilidade.

Voltar ao topo