Buracos são batizados em Rio Branco do Sul

Depois de pedir manutenção em várias ruas que estão com buracos grandes no asfalto, integrantes do Conselho Jovem de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, decidiram dar a 10 buracos o nome dos nove vereadores da cidade e do prefeito Emerson Santo Stresser (PMDB).

Essa não é a primeira manifestação do Conselho pedindo uma ação da prefeitura para melhorar o tráfego na cidade. Em outubro, foram plantadas árvores nos buracos maiores e foi colocada uma faixa na entrada da cidade com os dizeres “Bem vindo à capital dos buracos”.

“Contamos com o apoio da população, mas em relação aos vereadores, alguns foram até o local e retiraram as placas logo após termos colocado”, conta Leônidas Rodrigues Neto, morador do bairro “Tiririca”, um dos mais afetados pelos problemas no asfalto.

De acordo com ele, há buracos principalmente nas Ruas Carlos Brandt e Nossa Senhora do Amparo, porém as más condições de tráfego também são um problema na rua principal da cidade, Coronel Carlos Pioli, e até mesmo perto da casa do prefeito, na Rua Domingos de Faria.

“Logo após esse ultimo protesto, o prefeito foi ao nosso encontro e disse que marcaria uma reunião conosco na semana passada. Fomos atrás do seu assessor para marcar a tal reunião, mas infelizmente até o momento não fomos recebidos e as ruas estão da mesma forma”, ressalta Leônidas.

Na Avenida Nossa Senhora do Amparo, um dos buracos ganhou o nome do vereador Clayton Costa Rosa (PP). O parlamentar acredita que a manifestação é válida, já que até ele tem dificuldades em fazer cumprir os projetos de manutenção do asfalto que criou.

“Em outubro do ano passado foi aprovado um projeto que requeria a pavimentação de toda a avenida. Ela precisa de restauração e novo asfalto, mas até agora nenhuma providência foi tomada”, afirma.

Outro requerimento foi aprovado em julho, com assinatura de todos os nove vereadores, pedindo uma operação tapa-buracos nas ruas mais afetadas pelo problema em todo o município.

“Estamos debatendo uma forma de exigir que a prefeitura preste contas de por que os projetos não foram colocados em prática. O prefeito anterior estava providenciando as obras, mas os projetos tiveram que ser repassados ao Emerson Santo Stresser depois que o Adel Rutz foi assassinado”, lembra o vereador.

Prefeitura promete solução

O assessor do prefeito de Rio Branco do Sul, Osmar Taborda de Faria, explica que a administração municipal está realizando uma operação tapa-buracos nas ruas da cidade.

O projeto está em segunda fase de implantação e a prefeitura agora aguarda a vinda do restante do material para terminar as intervenções. Ele estima que 50% dos buracos das ruas de Rio Branco do Sul já foram tapados nessa operação.

Faria diz que as únicas ruas com problemas sérios são a Nossa Senhora do Amparo e Carlos Brandt, no bairro Tiririca. “Ali a saída é arrancar todo o asfalto e fazer de novo. O pavimento é da década de 1970 e não estava preparado para receber caminhões pesados. Ali também há influência da água e do esgoto, que minam toda a extensão da rua. Se colocar material ali, em três dias sai tudo”, afirma.

De acordo com ele, a prefeitura de Rio Branco do Sul já elaborou o projeto e conseguiu recursos do programa Paraná Cidade, do governo do Estado, para as obras nas ruas.

“Estamos já em um estado avançado neste processo. Mas a solução não será imediata. Será uma obra que vai durar de seis a oito meses”, avisa. Faria disse ainda que basta os integrantes do Conselho Jovem ligarem para a Prefeitura e conversar com ele que uma reunião será marcada para discutir o assunto.

Voltar ao topo