Bosque Alemão fica mais bonito e seguro

O Bosque Alemão, um dos cartões postais da cidade, no Jardim Schaffer, está como novo. A Prefeitura de Curitiba aproveitou as obras de segurança na passarela de acesso à Torre do Filósofo para revitalizar outras estruturas do bosque.

“As visitas e passeios agora podem ser feitas com tranquilidade e em total segurança. Era uma obra necessária, e infelizmente só poderia ser feita com a interdição de um trecho do bosque”, destaca o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.

Além de refazer a base da passarela de 15 metros de altura, na reforma foram trocadas madeiras da escadaria que desce para a trilha do Caminho dos Contos e Casa da Bruxa, que conta a fábula de João e Maria, dos Irmãos Grimm. A capela e o chafariz do bosque ganharam pintura nova.

A Passarela do Bosque foi construída em 1995. Ela é o começo da escadaria que desce para a trilha do Caminho dos Contos e a Casa da Bruxa, uma biblioteca infantil freqüentada por crianças e escolas da região. Com a interdição da passarela, o acesso aos outros equipamentos poderá ser feita pela parte de trás do bosque.

O Bosque Alemão preserva uma área de fundo de vale. No local encontram-se equipamentos relacionados à cultura germânica, como o Oratório de Bach – réplica de uma igreja presbiteriana de estilo neogótico que existiu no bairro Seminário. No interior do bosque existe a Casa da Bruxa.