Provas do Enem ocorrem neste fim de semana

Neste final de semana, mais de 4,6 milhões de estudantes farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil – 228.491 pessoas só no Paraná.

A nota da prova é o único meio de acesso a algumas universidades, e compõe a nota do vestibular de várias instituições de ensino superior, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

De acordo com o coordenador geral da UFPR, Raul Von Der Heyde, o Enem facilita o acesso aos cursos mais disputados. “A nota do Enem tem peso de 10% na composição da nota final do vestibular. Em cursos de alta demanda como Comunicação, Medicina, Arquitetura e Direito, onde as vagas se decidem nos milésimos, estes 10% são de extrema importância”, ressalta.

Antes utilizada apenas como critério de desempate, a nota do Enem agora será critério de seleção para 524 vagas que serão disponibilizadas no início de 2011 na UFPR.

O processo seletivo é feito através do Sistema Único de Seleção (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). Em 20 de janeiro os interessados poderão escolher duas opções de curso e instituição para concorrer a aproximadamente 80 mil vagas em todo o País.

Os alunos com nota mais alta no Enem imediatamente são selecionados para as universidades, sem ter a necessidade de fazer novas provas. Este é o único meio de seleção de alunos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Segundo o professor Jair Almeida, coordenador do Departamento de Processos Seletivos, a opção pelo Sisu foi aprovada por unanimidade no Conselho Universitário. “No próximo ano será a terceira vez que utilizaremos o Enem. Facilitou muito o acesso à UTFPR”, afirma.

Na Universidade Positivo (UP), assim como na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), a nota do Enem pode ser utilizada pelo estudante que quiser fazer o vestibular agendado, para o preenchimento das vagas remanescentes.

“O estudante se inscreve e faz a opção entre cumprir a prova ou utilizar integralmente a nota do Enem. A tendência, no futuro, é que muitas universidades adotem a reserva de uma parcela das vagas só para seleção através da nota do Enem”, explica Renato Casagrande, pró-reitor de graduação da Universidade Positivo.

Prova

O MEC lembra os alunos que, para fazer a prova, é obrigatória a apresentação de um documento de identificação com fotografia. Também é importante levar nos dias de prova o cartão de confirmação de inscrição e uma caneta esferográfica preta.

No sábado as provas de ciências humanas e da natureza acontecem das 13h às 17h30. No domingo é a vez das provas sobre linguagens, códigos, redação e matemática, das 13h às 18h30. Os portões serão abertos ao meio dia e fecharão 12h55, de acordo com o horário de Brasília. O resultado das provas será divulgado até 15 de janeiro.

Voltar ao topo