Copa 2014

Copel quer uma frota de táxis elétricos para a Copa

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) vai incentivar a criação de uma frota de táxi composta por carros elétricos para a Copa do Mundo de 2014. Curitiba será uma das sub-sedes do Mundial de futebol e a empresa vem se preparando para atender a este novo mercado.

As informações são do diretor de distribuição da Copel, Vladimir Santo Daleffe, que proferiu ontem a palestra A energia do Paraná e a Copa de 2014 no I Fórum Umweltshutz Proteção e Cuidado com o Meio Ambiente.

Os veículos que funcionam com energia elétrica estão em testes e vêm de uma ação integrada entre os governos federal e estadual, da qual participa a Copel e também empresas privadas.

O projeto é coordenado pela Itaipu Binacional. A companhia tem um carro elétrico e está testando um protótipo de carregador das baterias do veículo em uma de suas sedes, em conjunto com o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec).

Também está em estudo o protótipo do “eletroposto”, onde os condutores poderiam “reabastecer” os veículos elétricos. A intenção é instalar sete “eletropostos” no Paraná (Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu).