Paraná é campeão em acidentes com aranhas e lagartas

O Paraná é o Estado com maior número de casos envolvendo acidentes com aranhas e lagartas. Segundo um levantamento feito pelo Ministério da Saúde (MS), em 2009, foram registrados 7.703 pessoas picadas por aranhas e 941 casos de acidentes envolvendo lagartas.

Além desses dois animais peçonhentos, o Estado registrou 679 ocorrências com escorpiões e 770 com serpentes. A explicação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é o trabalho feito nas 399 cidades paranaenses.

“Os números do Paraná são altos porque somos o Estado que mais notifica esses tipos de acidente. A notificação é obrigatória”, explica Gisélia Burigo Rubio, chefe da divisão de Zoonoses da Sesa.

De acordo com ela, de primeiro de janeiro até ontem, haviam sido registrados 5.056 casos de acidente envolvendo aranhas, 561 casos com serpentes, 306 com escorpiões e 626 com lagartos no Paraná.

“Em Curitiba, por exemplo, a presença da aranha-marrom (Loxosceles intermedia) é frequente”, conta. Para evitá-la é preciso manter a casa limpa, além de bater sempre colchões e calçados antes de usar. Qualquer acidente ou dúvida envolvendo animais peçonhentos, basta ligar para 0800-410148, do Centro de Controle de Envenenamento.

Voltar ao topo