Ducci autoriza início das obras de revitalização da Rua 24 Horas

A Rua 24 Horas voltará a ser ponto de referência em Curitiba. A ordem para início das obras de reforma e restauro da 24 Horas foi assinada pelo prefeito Luciano Ducci nesta terça-feira (1) e comemorada por moradores e comerciantes da região central que lotaram o auditório da Administração Regional Matriz, na Praça Rui Barbosa, para acompanhar o evento. A reforma vai começar nesta quarta-feira (2), num investimento de R$ 3,84 milhões feito pela Prefeitura de Curitiba.

“Este é mais um passo para a revitalização do centro da cidade que, assim como os bairros, vem recebendo atenção continuada da Prefeitura”, afirmou Ducci ao assinar o documento. “Espero encontrá-los de novo em maio do ano que vem, talvez até um pouco antes, para inaugurarmos esta obra”, afirmou.

Ducci lembrou obras recentes e que vêm sendo feitas em vários bairros da cidade – como a revitalização das ruas Toaldo Tulio e Fredolin Wolf, a implantação do binário Chile-Guabirotuba, o início da Linha Verde Norte com a trincheira da Gustavo Ratmann  e também no centro, onde se insere o restauro da 24 Horas. “Quem se lembra de como era a Tiradentes, o Paço Municipal, a Marechal Deodoro” perguntou o prefeito, destacando a transformação pela qual o centro da cidade está passando. “E agora temos a revitalização da Riachuelo, o anel viário com a reforma de ruas como Carlos de Carvalho e Batel e implantação de 50 quilômetros de novas calçadas em todo o entorno do centro, além da Rua 24 Horas cuja reforma vai começar já”.

Comerciantes

Presidente da antiga Associação de Comerciantes da Rua 24 Horas, o empresário Roberto Amaral não escondeu a emoção ao falar do retorno de um ícone. “Uma cidade é a cultura do seu povo, o entrosamento de comércio, serviço, indústria, poder público, comunidade. As cidades mudam, surgem problemas novos e este era um problema que estamos agora resolvendo. Eu estou muito feliz com isso”, disse ele, lembrando a fama da 24 Horas mundo afora. “Mesmo depois de fechada, vinha gente aqui para ver. Vi até casamento na 24 Horas, noivos fazendo questão de passar por ali no caminho entre a Igreja e a festa. Curitiba está resgatando sua história”, afirmou ao parabenizar o prefeito e toda a equipe envolvida na reforma.

O administrador da Regional Matriz, Luis Hawakawa, à época integrante da equipe do Ippuc responsável pela criação da rua, também lembrou velhos tempos. “Em 1991, quando a Rua 24 Horas foi implantada, não existia comércio aberto no sábado à tarde, quanto mais à noite, em lugar nenhum”, lembrou.

“A 24 Horas acabou mudando a relação trabalhista e hoje temos comércio e serviços funcionando inclusive aos domingos, nos shoppings por exemplo”, afirmou destacando a importância da reforma que está sendo iniciada agora. “Os tempos são outros mas preservar a história é sempre importante”, disse Hawakawa.

A rua 24 Horas foi implantada em setembro de 1991.O projeto que será executado agora, elaborado pelo Ippuc, prevê a reforma e restauro da Rua, com implantação de café, livraria, agência de correios, central de turismo e espaço cultural. o objetivo é transformar a Rua 24 Horas num amplo espaço de cultura, turismo e serviços para a população curitibana e visitantes da cidade.

A reforma manterá as características arquitetônicas do espaço. Uma das novidades é que a Rua será ponto de chegada e saída da Linha Turismo que registra, em média, 50 mil passagens por mês. O turista também encontrará ainda uma série de outros serviços, como informações sobre a cidade, e vendas de artesanato e produtos regionais. A 24 Horas terá também espaço para manifestações culturais, como exposições de arte e apresentações de grupos folclóricos.