Servidores do judiciário fazem paralisação nacional

Servidores da Justiça do Trabalho, da Justiça Federal e da Justiça Eleitoral entram hoje em greve nacional por tempo indeterminado, em busca de melhoria de salários. O governo federal dá o recado de que o funcionalismo não terá reajuste salarial este ano. No Paraná, o Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho (Sinjutra), que engloba 1,5 mil trabalhadores no Estado, confirmou a adesão ao movimento, que em estados como São Paulo e Rio de Janeiro já acontece desde a semana passada. A paralisação, no entanto, deve ser parcial e hoje o sindicato pode se posicionar sobre qual foi o impacto nos serviços prestados à população.

Os servidores do Judiciário são contra o projeto de lei (PL) 549 que tramita na Câmara Federal e que inviabiliza investimentos no serviço público, o que inclui os salários dos funcionários. A princípio, o PL deve entrar hoje na pauta da Comissão de Trabalho da Câmara. Da mesma forma, os trabalhadores querem a aprovação do PL 6613/2009, que revisa o salário dos servidores federais e que está na mesma comissão da Câmara, parado desde dezembro. Esse projeto já foi colocado e retirado da pauta, por falta de acordo entre os poderes Legislativo e Executivo.

Na última segunda-feira, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, anunciou que um aumento de salário ao funcionalismo público não está previsto no orçamento e que isso comprometeria a estabilidade econômica alcançada pelo País, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.