Tradição

Missa da Paz é celebrada em Quatro Barras

Trezentas pessoas participaram ontem da 59.ª Missa da Paz, celebrada tradicionalmente no dia 1.º de Maio, no Parque Estadual da Serra da Baitaca, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. A celebração foi realizada pela quarta vez consecutiva no pico do Morro Samambaia, atendendo a uma determinação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O objetivo é evitar um impacto no ecossistema do cume do Morro do Anhangava, onde antes era celebrada a missa.

A missa foi novamente celebrada pelo padre Rodinei Carlos Thomazella, que faz alusão entre a subida e o Dia do Trabalho. “É o dia que a gente reza pela dignidade do trabalho e intercede pelas pessoas que estão a procura de um emprego”, afirma. Para o sacerdote, a celebração também é uma oportunidade para pedir mais igualdade, dignidade e respeito entre trabalhadores e empregadores. “Esses motivos fazem valer a pena o sacrifício da subida”, diz.

Depois de encarar mais de uma hora de subida pela trilha, a auxiliar de produção Lisangela de Camargo conta que a fé serve como combustível para vencer os mais de 1,5 mil metros de trilha. Para ela, que participa da missa pela segunda vez, o evento significa um momento para agradecer pelo trabalho, pedir pela paz e pelos desempregados. “Todos conhecemos alguém que está fora do mercado de trabalho. É por eles, que mais precisam, é que temos que pedir”, afirma.

Esforço para subir o morro é mais uma manifestação de fé.

A auxiliar de produção comemora o bom tempo, já que pode trazer a mãe, a aposentada Tereza Rodrigues, que participou da missa pela primeira vez e já pensa em voltar no próximo ano. “Ainda bem que São Pedro ajudou e o dia está maravilhoso. Pensei que seria mais difícil”, revela.

Para este ano, assim como nas últimas celebrações do Dia do Trabalhador, o número de pessoas no morro foi limitado. Segundo o diretor da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Quatro Barras, Ary Andreatta, apenas 300 pessoas poderiam assistir à celebração. “Esse controle é necessário para inibir um impacto desastroso no meio ambiente do parque”, afirma.

Segundo Andreatta, o evento foi coordenado pela prefeitura, em parceria com o IAP e a Igreja Católica do município. Para dar suporte aos fiéis, a Força Verde, da Polícia Militar, destacou uma equipe com seis homens, enquanto que o IAP deslocou cerca de 20 pessoas, que auxiliaram na orientação e na fiscalização do deslocamento pela trilha. Ao todo, além de secretarias do município de Quatro Barras, que ainda disponibilizou profissionais de saúde e ambulância, participaram do evento homens da Defesa Civil e Bombeiro Comunitário de Quatro Barras e de Campina Grande do Sul.

Os policiais da Força Verde registraram apenas uma ocorrência. Segundo o sargento da Força Verde, Carlos Almeida, os policiais detiveram um homem embriagado, que acabou sendo encaminhado para a delegacia de Quatro Barras. “O cidadão estava transtornando o local e colocando em risco a segurança dele e de terceiros, além de desacatar os policiais com palavras de baixo calão”, relatou.