H1N1

Paraná não terá novas vacinas contra gripe A

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Augusto Moreira Júnior, esteve ontem em Brasília para tentar conseguir vacinas contra a gripe A (H1N1) para toda a população do Paraná, mas não obteve êxito.

Em uma reunião com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ele mostrou dados epidemiológicos sobre a doença. A visita ocorreu porque uma liminar da Justiça determinou que todas as pessoas que vivem no Estado devem ser vacinadas.

Moreira explicou que os técnicos do Ministério demonstraram que há problemas logísticos para entrega das vacinas no Brasil, e que não poderão adquirir mais doses além das 100 milhões que já estão disponíveis.

Outra alegação do Ministério, segundo o secretário, foi o mapa da circulação do vírus, que estabeleceu os grupos de risco já existentes no calendário de vacinação. “Eles afirmam que vacinando os grupos de risco esperam diminuir, ou até zerar a circulação do vírus”, afirmou Moreira.

O secretário disse, ainda, que a Sesa cogitou comprar novas doses, mas chegou à conclusão de que também seria inviável. “Não existe no mercado e há vários problemas, como autorização da Anvisa”, comentou.

Em face de todas essas questões, a Sesa decidiu, então, continuar com o calendário já existente. “Nossa meta será vacinar 100% dos grupos de risco”, disse o secretário.

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) decidiu não recorrer da liminar porque entendeu que o Paraná realmente necessita de vacina para toda a população, uma vez que o Estado está em situação crítica em função do clima.

A liminar da 2.ª Vara Federal de Curitiba considerou, inclusive, essa questão climática. Segundo o documento, a região Sul do País é mais suscetível à doença. “Aqui no Paraná a epidemia foi 30 vezes maior do que em outros estados, tanto em número de casos como em mortalidade”, afirmou Moreira Júnior.

Na liminar, a Justiça determinou que a União fornecesse as vacinas ao Paraná, e que o Estado deve modificar o calendário de vacinação para contemplar todas as pessoas, já que até agora só eram incluídos os grupos de risco. O Ministério da Saúde vai recorrer da liminar.

Ontem, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou novos dados sobre a gripe A (H1N1). Agora são 668 pessoas com a doença. No boletim anterior eram 524. Nove pessoas já morreram.

O último óbito ocorreu no início de março. Os municípios com maior número de casos são Londrina, no norte do Estado (181), Maringá, na região central (164) e Curitiba (108).

O Ministério da Saúde divulgou ontem que pouco mais de 60% das gestantes do Paraná já foram vacinadas, o que foi considerado pouco. Já segundo a Sesa, 61,88% das grávidas receberam as doses; 95,18% das crianças, e 83% dos doentes crônicos. A vacinação para estes três grupos, além dos jovens dos 20 aos 29 anos, segue até o dia 23 de abril. Os idosos serão vacinados de 24 de abril a 7 de maio.