Curitiba é a cidade mais sustentável do mundo

O prêmio de cidade mais sustentável do mundo é de Curitiba. Concedido pelo Globe Forum, na Suécia, o júri do Globe Award Sustainable City foi unânime ao escolher a capital paranaense, que disputou o título com Sydney (Austrália); Malmö (Suécia); Murcia (Espanha); Songpa (Coreia do Sul) e Stargard Szczecinski (Polônia).

O júri avaliou itens como preservação de recursos naturais; cultura e lazer; transporte; confiança no setor público e gerenciamento financeiro e patrimonial. O carro-chefe do case apresentado por Curitiba foi o programa Biocidade, que integra a questão ambiental a todas as ações do município.

O prefeito Luciano Ducci vai receber o prêmio no dia 29, em cerimônia no Museu Nórdico de Estocolmo. Curitiba ganha também dois anos como membro especial do Globe Forum e destaque nas conferências de Dublin e Gdansk.

O secretário municipal de Meio Ambiente, José Antônio Andreguetto, reconhece que Curitiba não é uma cidade sustentável, mas que busca a sustentabilidade com ações do poder público e da sociedade. “É isso que desperta curiosidade das pessoas que vêm de fora, no planejamento urbano e na busca inovações para manter áreas verdes”, diz o secretário.

Ele também lembrou do reconhecimento que é dado a Curitiba pelo sistema de transporte. “O sistema de transporte é eficiente pela sua integração, baixo custo e qualidade, buscando inovação para manter esse status, por exemplo com o Ligeirão e com a Linha Verde”, lembra.

Mesmo com o maior índice de separação de lixo do Brasil, Curitiba hoje sofre sem saber qual será a nova área para o depósito do lixo da capital e de outros 18 municípios da região metropolitana após novembro, que é a data-limite para utilização do aterro da Caximba.

A justificativa de Andreguetto para a demora é que, mais uma vez, Curitiba buscou tecnologia e não apenas um novo local para enterrar o lixo. O secretário reforçou que, enquanto isso não acontece, é preciso uma solução temporária e que nos próximos dias a prefeitura deve anunciar a área escolhida.

Voltar ao topo