Crianças fazem projeto de robótica na UFPR

As praias do Paraná não oferecem apenas diversão. No balneário de Caiobá, em Matinhos, os veranistas estão sendo convidados a refletir sobre a geração de lixo eletrônico, produzido a partir do descarte de equipamentos como telefones celulares, computadores, aparelhos de som, geladeiras e televisões.

De hoje a sábado, nas dependências da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no litoral, crianças podem participar de oficinas do projeto Robótica sem Mistérios. A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Ecotecnologia, que foi criado na metade do ano passado, justamente com o objetivo de discutir soluções para o problema da geração do lixo eletrônico no planeta. “O lixo eletrônico é um problema muito sério, que é motivo de preocupação em todo o mundo.

Exportador de resíduos

O Brasil, apesar de reclamar do lixo vindo da Inglaterra, também é um grande exportador de resíduos eletrônicos. Estes, em países da Ásia e da África, têm os metais de maior valor agregado retirados por mão-de-obra barata e a parte tóxica muitas vezes exposta a céu aberto”, comenta o engenheiro e fundador do Instituto, Maurício Beltrão Fraletti.

Nas oficinas, as crianças conhecem os problemas gerados pelo descarte de equipamentos eletrônicos e aprendem a dar um destino correto aos mesmos. O Instituto também disponibiliza alguns equipamentos que foram descartados para que os meninos e meninas os transformem em objetos úteis.

“Com a utilização de peças e diversos componentes eletrônicos, os participantes da oficina colocam em prática os projetos que imaginaram, exercitando a criatividade”, afirma.

Criatividade

E imaginação é o que não falta às crianças. Desde que as oficinas tiveram início, em janeiro, já foram criados bonecos, equipamentos musicais, helicópteros cujas hélices funcionam e uma retroescavadeira que movimenta uma de suas pás.

Além disso, são mantidos em exposição um espanador criado para utilização de pessoas idosas, uma cadeira que evita lesões por esforços repetitivos (LERs) em trabalhadores e um presépio em tamanho natural que, no ano passado, foi exposto pelos Correios. Todos os objetos foram confeccionados a partir de componentes eletrônicos descartados.

As oficinas do projeto “Robótica sem Mistérios” são gratuitas e funcionam de quarta a sexta-feira, das 16h às 19h, e nos sábados, das 15h às 19h. Nos sábados, após o término das atividades, os objetos criados pelas crianças são levados até a praia e expostos em um espaço da Secretaria de Estado do Turismo. Pais que quiserem inscrever os filhos nas oficinas devem comparecer pessoalmente às dependências da UFPR Litoral, no próprio balneário de Caiobá.

Campanha

Em paralelo às oficinas, o Instituto Brasileiro de Ecotecnologia também realiza, em Caiobá, uma campanha de arrecadação de lixo eletrônico, evitando assim que o mesmo vá parar no lixo comum e acabe poluindo o meio ambiente.

Também no campus da UFPR litoral, podem ser entregues equipamentos de informática, CDs e DVDs, telefones, eletrodomésticos, brinquedos e outros artigos eletrônicos fora de uso. A UFPR litoral fica na Avenida Jaguariaíva, 512, em Caiobá.