Sesa realiza caravana contra a dengue

A “Caravana contra a dengue” é a nova ação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no combate à doença, que entra agora em seu período mais crítico, até o mês de março.

Para atrair a atenção da população sobre a necessidade de se prevenir contra a dengue, o secretário estadual da Saúde, Gilberto Martin, vai percorrer os 20 municípios paranaenses que apresentam maior índice de infestação, no período de 25 de janeiro a 6 de fevereiro, com mutirões de recolhimento de materiais que possam propiciar a proliferação do mosquito.

As cidades que apresentam maior índice estão nas regiões norte, noroeste e oeste do Estado: Guaraci (infestação de 8,33%), Paiçandu (7,4%), Mercedes (6,48%), Guaíra (3,9%), Foz do Iguaçu (3,8) e Paranavaí (3,7%). O risco de surto de dengue aparece em locais que têm índice acima de 4%.

Ontem, em videoconferência realizada pela Sesa com as regionais do Estado, Martin chamou a atenção dos municípios para manterem dados atualizados sobre o índice de infestação da doença. Em 2009, o Paraná não teve nenhuma morte causada por dengue, registrando três casos de febre hemorrágica e dois casos de dengue com complicação.

Em Toledo, que nesse início de ano tem três casos suspeitos de dengue, os moradores que a partir de agora mantiverem criadouros do mosquito podem ganhar multa que varia de R$ 43 a R$ 430, a exemplo do Código de Trânsito.

Em um local com até dois focos do mosquito, pode-se receber multa leve; de dois a quatro focos, multa média; cinco ou seis focos, multa grave e mais de sete focos, multa gravíssima.