Obtenção da CNH será com prova eletrônica

AE Notícias Publicação 23/12/2009 às 12:30:36 Atualizado 19/01/2013 às 21:44:45

A partir de janeiro as provas teóricas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou para a renovação do documento serão feitas diretamente em um terminal eletrônico, em substituição ao atual modelo de prova impressa. O terminal está configurado com um vídeo de 19 polegadas e um teclado especialmente desenvolvido para o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

O novo sistema, desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), funcionará inicialmente na 1ª Circunscrição de Trânsito de Curitiba, localizada nas dependências do Detran no bairro Tarumã. Até julho de 2010, as demais Ciretrans e postos avançados do Detran também receberão os terminais.

Segundo o diretor de Desenvolvimento da Celepar, Fransciso Gortz, além de agilizar o processo e minimizar o tempo de espera, o novo sistema torna o processo de obtenção da CNH totalmente seguro e imune a fraudes, além de permitir a imediata divulgação dos resultados. Além de outros mecanismos, a segurança das provas é garantida através da identificação biométrica e câmeras de TV.

O sistema possui três módulos - banco de questões, exame simulado e o de realização da prova - e é integrado com os sistemas de habilitação para o agendamento das provas e retorno dos resultados, e biometria para a identificação digital dos candidatos. Cada prova será gerada no momento da sua realização, com base nos critérios parametrizados pelo Detran, o que elimina o risco de prévio conhecimento das questões. Os exames simulados poderão ser utilizados pela população, via internet, para estudo e treinamento para a realização da prova.


Publicidade

Publicidade

Comente a notícia

Esta notícia já contém 2 comentários.

  • bento a. santos alves
    24/12/2009 - 13:35

    tem pessoas idosas que não sabem lidar com caixa eletronico , imaginem com computadores no DETRAN, isto vai da o que falar.

    A responsabilidade do comentário é do autor da mensagem e não representa a opinião do Paraná Online.
    Denuncie o comentário Responda o comentário

  • Reginaldo Oliveira
    23/12/2009 - 11:27

    putz, mas essa agora, já tô vendo como vair ser. Computadores parados por falta de manutenção, horários remarcados por esse motivo, pessoas perdidas durante os teste, pois tem gente que não consegue ir no caixa eletrônico do banco. É só esperar e ver

    A responsabilidade do comentário é do autor da mensagem e não representa a opinião do Paraná Online.
    Denuncie o comentário Responda o comentário