UFPR divulga aprovados na primeira fase

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou ontem a lista dos candidatos aprovados para a segunda fase do seu processo seletivo, que irá acontecer sábado e domingo próximos.

De acordo com a instituição, dos 43.805 inscritos para a primeira fase, 15.443 ficaram acima da nota de corte de seus cursos (o menor era Estatística, com 10 acertos, e o mais alto Medicina, com 73) e se classificaram para concorrer às 5.334 vagas ofertadas.

Para o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, a primeira fase do processo seletivo foi considerada tranquila pelo Núcleo de Concursos da instituição. “Tudo seguiu dentro do programado. Agora estamos nos preparando para que o mesmo aconteça no próximo final de semana”, diz o reitor.

Akel destacou a presença maciça de estudantes vindos de Curitiba e região metropolitana. “De acordo com as nossas estatísticas, 73% de todos os candidatos da primeira fase eram provenientes da Grande Curitiba. Isso nos deixa muito honrados, pois demonstra que a UFPR continua trabalhando para formar e atender o povo do Paraná”, diz.

Com relação à utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – realizado no último final de semana -, para composição final em 10% da nota dos candidatos, o reitor explica que uma reunião deverá acontecer ainda esta semana em Belo Horizonte, Minas Gerais, para assegurar que o resultado seja divulgado na primeira semana de janeiro.

“Reitores de várias universidades irão se reunir para que isso aconteça. A divulgação do Enem nesse período concretizaria o fato de utilizarmos tal porcentagem na formulação final da nota do nosso candidato. Tudo indica que isso irá acontecer”, estima.

Anderson Tozato
Amanda: primeira fase foi complexa.

Preparação

Mesmo com a comemoração de ontem, os selecionados continuam com os estudos. No sábado, todos enfrentarão uma prova de produção e compreensão de textos com cinco questões discursivas. No domingo serão aplicadas provas específicas que variam de acordo com o curso.

Para a candidata, Amanda Fernandes, a expectativa é grande para as provas do final de semana. “Achei a primeira prova bastante complexa, mas agora estou me preparando para enfrentar a redação”, conta a candidata ao curso de Biomedicina.

Para Raphaella de Aquino, que pretende estudar Zootecnia, os sentimentos estão misturados. “Estou confiante, mas muito nervosa para a redação. Agora estou me atualizando para poder escrever bem”, admite.

Voltar ao topo