Sem-teto ocupam prédio do INSS em Curitiba

Movimentos de Moradia Urbana de todo o país se reúnem nesta segunda-feira (7), para pedir agilidade na doação de imóveis públicos ociosos para moradia popular. Em Curitiba, cerca de 50 pessoas ocupam o prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Avenida Marechal Deodoro, no Centro.

Os integrantes da União Por Moradia Popular do Paraná, Movimento Nacional de Luta Pela Moradia e Central de Movimentos Populares reivindicam três imóveis do INSS. Além do que está sendo ocupado, o grupo pede que seja liberado o prédio da Rua José Loureiro, no Centro, e outro no bairro Jardim Botânico.

Além da liberação desses imóveis, os manifestantes querem que a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) libere um terreno na Vila Guaira para catadores de material reciclável do Programa Minha Casa Minha Vida. O grupo também é contra a venda do antigo Shopping Station, que era propriedade da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA). Segundo eles, o local teria que ser utilizado para moradias populares.

“Nesse caso são imóveis públicos que tem que ser doados para movimentos de moradia. O processo de destinação já estava para ser concluído pela Secretaria do Patrimônio da União, mas há mais de um mês está parado em Brasília”, salienta a advogada da Ong Terra de Direitos, Caroline Alves.

Representantes do movimento se reúnem hoje, em Brasília, para definir o que será feito a partir de agora. Os manifestantes esperam uma decisão para decidir se continuam a ocupação no prédio do INSS.