Entrada franca

Feira de Ciências reúne 54 escolas municipais

Pequenos inventores de 54 escolas da Rede Municipal de Ensino exibirão experiências e descobertas científicas a partir desta quarta-feira (25), no Cietep, na terceira edição da Feira de Ciências e Tecnologia. O evento vai até sábado (28).

Atrações divertidas e curiosas prometem atrair muitos visitantes à feira, que será aberta ao público, com entrada franca. A expectativa é que 10 mil estudantes municipais compareçam aos quatro dias de evento para ver o trabalho dos colegas. Entre as mais surpreendentes, uma boca gigante, por onde as crianças entram para percorrer o interior do corpo humano.

Também será possível conhecer as miniaturas do metrô de Curitiba e de uma estação meteorológica, o projeto de uma casa ecologicamente correta e desvendar as camadas internas do Sol.

Neste ano, a produção foi ampliada e envolveu um maior número de escolas. As unidades de ensino fizeram feiras internas para a seleção dos melhores trabalhos, que serão expostos no Cietep.

Segundo a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação, Nara Luz Chierighini Salamunes, o critério principal de seleção dos 54 trabalhos expostos foi a interação com o visitante. “É a oportunidade de manusear, falar, ouvir, experimentar, transitar pelos diferentes conceitos científicos”.

Os alunos participantes puderam optar entre 12 temáticas: Viagem Pelo Planeta; Arte, Ciência, Cultura; Conhece-te a Ti Mesmo!; Biotecnologia para Processar, Alimentar e Dividir; Do Artesanato ao Virtual, Robótica, do Desenho ao Movimento; Criar, Mover e Manter …., Do Machado à Fibra Ótica; Vai Chover Hoje?; Nem Tudo o que Reluz é Estrela; e A Humanidade Inventa Cada Uma.

Para a secretária Municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet, a apresentação das produções dos estudantes serve também como nova oportunidade para que a comunidade acompanhe e conheça o desempenho dos estudantes. “Nas escolas municipais as crianças têm acesso a educação de qualidade e aos melhores materiais e programas de ensino”, diz Eleonora.

Serviço:

3ª Feira de Ciências e Tecnologia
De quarta-feira (25) a sábado (28)
Horários: quarta, quinta e sexta-feira, das 9h às 16h30. Sábado, das 9h às 11h30
Local: Cietep (avenida Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico)