Conscientização

Curitiba realiza o Dia D contra a dengue

A gripe A (H1N1) fez com que a preocupação com a dengue ficasse um pouco de lado nos últimos meses. Porém, às vésperas do verão, a doença volta a ser tema de campanhas e iniciativas voltadas à prevenção. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.

Ontem, em Curitiba, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu o “Dia D de Mobilização”, com ações em ruas, parques e praças. Com caminhadas, jogos e brincadeiras, a população foi lembrada da importância de evitar o acúmulo de água parada no interior de residências e empresas, assim como em quintais, jardins, estacionamentos e depósitos domésticos.

“Queremos sensibilizar as pessoas para que lembrem dos cuidados que devem ser tomados”, disse a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Márcia Krempel. “No verão, o aquecimento e a maior incidência de chuvas contribuem para a proliferação do mosquito da dengue.”

Em Curitiba, nunca foram registrados casos autóctones (de contaminação dentro do próprio território) da doença. Este ano, seis moradores da cidade contraíram a enfermidade em viagens de trabalho ou lazer.

Eles estiveram no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Espírito Santo e Bahia. Não houve óbitos. Além disso, até agora, na cidade, foram identificados e eliminados 29 focos da doença nos bairros Tatuquara, Prado Velho, Pinheirinho, Novo Mundo, Jardim Botânico, Hauer, Ganchinho, Fanny, Cidade Industrial, Capão Raso, Boqueirão, Bacacheri e Atuba.

“O fato de nunca terem sido registrados casos autóctones não significa que, em Curitiba, a dengue não represente riscos”, afirma a superintendente de gestão da secretaria, Eliane Chomatas.