Castração controla população de cães e gatos em Curitiba

A solução para o controle populacional de cães e gatos abandonados em Curitiba pode vir da Argentina. Trata-se de um programa de castração, já em funcionamento há oito anos em Almirante Brown, na região metropolitana de Buenos Aires, naquele país. Durante sua aplicação, o número de animais abandonados foi zerado.

Segundo Marisa Antoniazzi, coordenadora do Programa de Controle Ético de Populações Animais de Almirante Brown, a solução para esse problema é a política preventiva.

“Devemos trabalhar em cima da causa, que é a reprodução desses animais. O procedimento é muito simples e, durante oito anos, com três veterinários, trabalhamos com 100 mil cães e gatos. O resultado disso é que há dois anos não vemos animais abandonados em nossa cidade”, explica.

No entanto, em Curitiba, ainda faltam iniciativas públicas para concretização dessa proposta. “Podemos mudar essa situação na capital, mas precisamos de iniciativa”, afirma Tosca Zamboni, vice-presidente do SOS Bicho, que promoveu ontem, o seminário Políticas Públicas de Controle Ético de Populações de Animais Urbanos, em Curitiba.