UFPR

Estudantes de Design protestam contra condições de ensino na UFPR

Estudantes do curso de Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR), insatisfeitos com as condições e falta de estrutura dos laboratórios da Universidade, realizaram um panelaço na manhã desta sexta-feira na Reitoria da UFPR. Os estudantes cobram um reforma do 12.º andar, do prédio Dom Pedro I. O protesto pode se estender durante a tarde e segundo o Centro Acadêmico de Design (Cadi), cerca de 200 pessoas devem aderir ao movimento.

Os estudantes cobram da Universidade uma verba do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Segundo eles, o recurso, cerca de R$ 300 mil, foi liberado para reestruturação dos laboratórios, mas, no entanto, ainda não foi aplicado.

Os problemas, de acordo com os alunos, são muitos. Desde goteiras, vidros quebrados, infiltrações etc. Esses empecilhos impedem que os estudantes realizem trabalhos do curso corretamente e muitas aulas não estão ocorrendo devido a falta de estrutura.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, manifestou-se dizendo que a reforma será feita em breve. O reitor disse que é necessário uma licitação para o início das obras, o que deve acontecer no início de 2010.

Mais informações na edição deste sábado dos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná.