Trânsito

Implantação de bonde elétrico é debatida em Curitiba

A possibilidade de implantação de bondes elétricos para transporte de passageiros entre Curitiba e os municípios da Região Metropolitana foi tema de discussões, ontem, no plenarinho da Assembleia Legislativa (AL) do Paraná, na capital. O projeto, de autoria do deputado estadual Neivo Beraldin, visa o aproveitamento da linha férrea já existente.

“São cerca de 102 quilômetros de linhas férreas entre Curitiba e região metropolitana. A ideia é que elas sejam totalmente eletrificadas e que os modelos atuais de trem sejam substituídos por bondes elétricos, o que já é feito em outras cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife (PE), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS)”, diz o deputado.

Segundo Beraldin, os bondes elétricos são seguros, menos poluentes e silenciosos, pois possuem pneus de borracha. Além disso, podem contribuir para desafogar o trânsito do centro de Curitiba e para agilizar os deslocamentos diários da população.

“Os bondes iriam transitar a uma velocidade média de sessenta quilômetros por hora, sem tráfego. Seriam uma opção de transporte bem mais rápida e ecologicamente correta”.

Para colocar o projeto em prática, o deputado diz que seria necessária a realização de reforço de leito nos trilhos, construção de alguns trilhos paralelos aos já existentes, instalação de trincheiras e cancelas, além de realização de um projeto de paisagismo.

“Recentemente, o custo calculado para tudo isso foi de US$ 500 mil o quilômetro. Porém, este valor se paga com três anos de utilização dos bondes, com tarifa a R$ 1”.

As discussões foram acompanhadas por técnicos da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Eles conheceram o projeto do deputado e ficaram de avaliar sua viabilidade.

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