Idosos comemoram dia internacional

Uma série de mobilizações e eventos marcou o Dia Internacional do Idoso, comemorado ontem. Em Curitiba, cerca de 200 pessoas participaram de uma passeata promovida pelo Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana.

E o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi-PR) promoveu o encontro “Construindo o protagonismo do idoso”, que reuniu instituições representativas para debater a realidade e a qualidade de vida na terceira idade.

O encontro, que aconteceu no auditório da sede do Ministério Público do Paraná, em Curitiba, encerrou a 7.ª Mobilização Paranaense sobre Envelhecimento (Move), que promoveu ações durante toda a semana. Já a II Caminhada pela Dignidade dos Cabeças-Brancas terminou com a entrega de uma carta de reivindicações na Assembleia Legislativa do Paraná.

Para o presidente do Cedi-PR, Bohdan Metchko Filho, as discussões em torno do tema são cada vez mais relevantes, já que, segundo ele, o número de pessoas que chegam aos 60 anos já supera o número de nascimentos no Estado. “O idoso precisa ser lembrado todos os dias, em virtude do processo de envelhecimento natural da população”, afirma Bohdan.

Dentre os assuntos debatidos durante o encontro, o presidente do Cedi-PR destaca a criação do fundo estadual do idoso, a expansão dos conselhos municipais e programas de adequação de delegacias que possam oferecer um atendimento especial para o idoso.

Dentre os avanços pela garantia dos direitos dos idosos, Bohdan destaca o Disque Idoso (0800-410001), que já contabiliza média de quatro mil denúncias por ano. A promotora de Justiça Rosana Beraldi Bevervanço conta que, durante os trabalhos, foi feito um balanço do que já existe e o que ainda precisa ser feito no que diz respeito às políticas públicas, que possam garantir o acesso à segurança, ao mercado de trabalho, além de uma preparação para aposentadoria. “Essas questões se interceptam para promover a inserção plena do idoso na comunidade”, conclui.