Dia Nacional dos Jornaleiros é comemorado hoje

O Sindicato dos Jornaleiros do Paraná comemora hoje o “Dia Nacional dos Jornaleiros”, buscando a otimização dos negócios de bancas de jornal e revista. Além de ressaltar os avanços da categoria, o diretor financeiro do sindicato, Dorival Carneiro, lembra que a data é importante para orientar os profissionais quanto à informatização dos estabelecimentos, o que também pode agilizar e aperfeiçoar os negócios. De acordo com Carneiro, menos de 10% das 520 bancas do Estado contam com equipamentos de informática.

Segundo Carneiro, os jornaleiros vêm tendo conquistas importantes, como a substituição de cerca de 60 bancas em Curitiba, numa parceria entre a prefeitura da cidade e a iniciativa privada. “São estruturas novas, que permitem um conforto maior para o vendedor e uma melhor visibilidade para o consumidor”, conta.

Além das conquistas, Carneiro lembra que o sindicato vem enfrentando um problema frequente: a constante queda no índice de vendas de jornais e revistas. Segundo ele, nos últimos três anos, a redução nas vendas de materiais impressos chegou a quase 40%. Situação que se agravou em 2009, por conta da crise econômica.

Segundo Carneiro, a instabilidade na economia internacional, cujo ápice foi verificado no final do ano passado, ainda reflete nos negócios das bancas. O jornaleiro revela que o sindicato precisou cancelar o tradicional jantar alusivo à data porque não havia recursos. “A crise afetou as editoras e os nossos fornecedores, que ajudavam a viabilizar o jantar comemorativo”, disse.

Carneiro credita a diminuição das vendas à popularização da internet, que passou a ser o grande vilão da classe. “Estamos buscando alternativas que possam estar no meio termo do impresso e da internet”, afirma.

Ele acredita que uma ação conjunta das instituições que compõem a cadeia produtiva da comunicação pode estimular a leitura, conter a queda nas vendas e dar sobrevida aos jornaleiros. “É preciso criar campanhas de incentivo à leitura de impressos”, considera.

Voltar ao topo