UTFPR completa um século de ensino

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) completou ontem 100 anos de fundação, com uma série de comemorações. As atividades ocorreram em todos os 11 campi da universidade, espalhados pelo Estado.

A instituição, uma das mais respeitadas no Paraná, comemora o centenário relembrando o passado, mas também pensando no futuro. Haverá o investimento de R$ 160 milhões, até 2012, em todas as unidades da UTFPR.

“É um dia de muita alegria para todos nós. É uma universidade jovem e que conhece seu passado. Muitos permitiram a construção de uma instituição tão respeitada, que oferece ensino público de qualidade”, comenta o reitor Carlos Eduardo Cantarelli.

Em Curitiba, houve a inauguração do Restaurante Universitário, que vai servir 600 refeições em cada período (almoço e jantar). O valor da refeição é de R$ 3,20. Ainda neste ano, além do campus Curitiba, haverá a instalação do Restaurante Universitário em Pato Branco, Dois Vizinhos e Cornélio Procópio.

Em 2010, será a vez de Ponta Grossa, Medianeira e Campo Mourão. O restante dos campi ganharão restaurantes em 2011. “Não existia um restaurante como esse. Vamos servir comida de qualidade, com preço justo”, afirma Cantarelli.

O campus Curitiba ainda recebeu um um abraço simbólico em torno da sede da UTFPR, com a participação de alunos, professores, servidores e a comunidade. No final da tarde de ontem, houve uma sessão solene comemorativa ao centenário da instituição na Assembleia Legislativa. Os Correios lançaram um carimbo e selos comemorativos e personalizados aos 100 anos da universidade.

Atualmente, a UTFPR oferece 18 cursos técnicos de nível médio, 62 graduações, nove mestrados, dois doutorados e atividades de pesquisa e extensão. A instituição conta com quase 1,6 mil docentes, 768 nas áreas técnicas e administrativas e cerca de 20 mil alunos matriculados, em 11 campi (Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo.

Segundo Cantarelli, a expansão da universidade vai acontecer até 2017, com a consolidação da estrutura até 2012, com obras e reformas. Os recursos serão investidos em laboratórios, salas, biblioteca, aquisição de livros e equipamentos. Estima-se que aconteça a contratação de mil novos servidores até 2012.

Hoje, ainda como parte das comemorações do centenário, haverá a apresentação exclusiva para a comunidade interna da UTFPR do espetáculo A Lenda das Cataratas do Iguaçu, do Balé Teatro Guaíra.

Amanhã, o Conselho Universitário realiza uma sessão solene. Estão programadas ainda a inauguração da escultura comemorativa “Engrenagem do Saber”, do artista Luiz Gagliastri e o lançamento de um livro de fotos em homenagem ao centenário da instituição.