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Vereador quer leitura de jornais nas salas de aula

Um projeto de lei que está na Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) poderá levar os cerca de 140 mil estudantes, matriculados nas 172 escolas da rede municipal de ensino, a ter acesso diário aos grandes jornais da capital.

No projeto, está previsto que cada escola receberá um exemplar dos quatro maiores jornais em circulação, lista que ainda será elaborada pela Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS).

No entanto, para entrar em vigor, o projeto ainda deve ser aprovado pela comissão e pelo plenário, para então receber a sanção do prefeito Beto Richa (PSDB).

Para o autor, vereador Jairo Marcelino (PDT), o projeto de lei tem como objetivo melhorar a divulgação, em sala de aula, de matérias jornalísticas sobre economia, política, saúde, educação, esporte e cultura. De acordo com ele, é preciso incentivar os alunos a praticarem a leitura jornalística e serem ativos na vida pública.

“Muitas crianças desconhecem nomes importantes da política local. Por isso, possibilitar o contato dos jovens com os periódicos poderá ajudar a formar cidadãos mais preocupados com a política. Tendo acesso ao jornal, a criança fica atenta para o futuro e ao mesmo tempo forma opiniões mais embasadas”, defende.

De acordo com o projeto de lei, a compra dos periódicos será feita com verba orçamentária da SMCS. “Isso ainda não está definido, pois existe uma dúvida de como será feito o pagamento dos jornais. Essa é uma questão polêmica, mas temos que começar a lançar essa ideia, pois só assim podemos começar a incentivar o hábito da leitura”, diz.

Para a professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sandra Guimarães Sagatio, a importância da presença dos jornais nas escolas pode ser confirmada no currículo dos alunos.

“No jornal temos texto informativo, que é trabalhado na escola, mas, com a presença frequente do periódico, poderemos trabalhar melhor com a assimilação de exemplos. Na pedagogia temos o jornal como referência para a leitura e escrita”, avalia.

Outro ponto apresentado por Sagatio envolve a maneira como a mídia em geral apresenta as informações. “Com o jornal, o aluno tem contato mais direto com o texto informativo, podendo assim, exteriorizar de forma mais crítica suas opiniões. No meio impresso temos a notícia mais completa”, diz.

A professora explica ainda que a leitura de jornais enquanto criança possibilita um melhor desempenho em avaliações futuras, como o vestibular e concursos públicos, que estão utilizando assiduamente o jornal como fonte para questões.

Alguns diretores de escolas ouvidos pela reportagem de O Estado também se manifestaram a favor da inserção dos periódicos. De acordo com eles, a leitura de textos com temas mais factuais instigará o interesse pela leitura, possibilitando assim, a formação de um cidadão mais atuante no futuro, com opinião e maior bagagem cultural.

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