UFPR auxiliará em dados sobre enchentes

O Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid), entidade ligada à Universidade Federal do Paraná (UFPR), vai auxiliar a prefeitura do município de Blumenau, em Santa Catarina, a realizar um levantamento de dados em toda a região por conta dos problemas recentes com enchentes.

O centro já havia sido acionado anteriormente no final do ano passado, quando a localidade sofreu catástrofe de grandes proporções, que gerou comoção nacional. De acordo com o coordenador do Cenacid e professor da UFPR, Renato Eugênio de Lima, até o começo de setembro uma equipe de dez pessoas, composta de geólogos e técnicos em geologia, deverá ser enviada ao município catarinense para o início dos trabalhos.

“Esse estudo será mais complexo e demorado que o realizado anteriormente. A previsão é que o estudo de movimento de massa gravitacional para apontar risco geológico dure dez meses. Ao final da pesquisa, serão apresentados relatórios indicativos, que vão servir de contribuição para o que a prefeitura desejar fazer nesses locais”, explica.

Além do apoio da prefeitura de Blumenau, o Cenacid vai contar com a colaboração também da Minerais do Paraná S/A (Mineropar). “Temos dificuldade em disponibilizar profissionais em período integral para esse trabalho. A Mineropar vai disponibilizar geólogos. Todo o material e equipamento a serem utilizados nessa jornada serão de responsabilidade nossa. A prefeitura vai cuidar de questões como transporte, montagem de um escritório, ente outras coisas”, avalia Lima.

Por ter trabalhado na enchente anterior, o coordenador do Cenacid avisa que existem muitos dados já previamente mapeados por um software, o que deve facilitar o trabalho.

“Vamos ganhar tempo e poderemos selecionar as áreas mais críticas.” O estudo é também importante para que as pessoas saibam se podem ou não retornar às áreas afetadas.