Medo

Falta segurança em praças no bairro Tarumã

Moradores do bairro Tarumã, em Curitiba, estão reclamando da falta de iluminação nas praças da região. De acordo com os moradores, a Praça Carlos Schott, entre as ruas Alexandre de Gusmão e Olga Graleska de Oliveira Lima, conta com apenas a iluminação dos postes da rua. O problema tem preocupado os moradores quanto à segurança do bairro.

Segundo a moradora Sivoney Borges, o temor é pelas pessoas que utilizam o ponto de ônibus da praça. Ela acredita que assaltantes podem se ocultar na escuridão para surpreender vítimas em potencial. “Não há segurança para quem passa lá à noite. Além disso, algumas praças são usadas para consumo de drogas”, conta.

O comerciante Jacir Zanlorenzi, que já foi assaltado diversas vezes, é categórico ao citar a falta de segurança como o principal problema do bairro. Ele também enfatiza a constante presença de usuários de drogas nas praças. “Precisaríamos de um módulo policial, como era antigamente, para ter a quem recorrer”, afirma.

A prefeitura de Curitiba informou que uma equipe do departamento de iluminação pública foi ainda esta semana ao local para realizar um levantamento do que deveria ser feito na Praça Carlos Shott. Segundo a prefeitura, estão previstas obras de iluminação no Tarumã a partir de agosto.

Segundo o tenente Carlos Assad Mady, comandante da 2.ª Companhia do 20.º BPM, a sugestão de módulos não seria uma solução efetiva para o problema de segurança no Tarumã, já que inibe o crime apenas dentro do raio de visão dos policiais.

“Longe das vistas do policial o criminoso se sente à vontade”, afirma. Segundo o tenente, o policiamento da companhia é feito com uma viatura fixa e outras duas em horários alternados.