Curitiba torna-se cidade-irmã de Jacksonville

O prefeito de Curitiba, Beto Richa, e o prefeito John Peyton, de Jacksonville, na Flórida, assinam nesta sexta o protocolo de irmandade entre as duas cidades. O evento está sendo transmitido ao vivo pela TV web do site da Aliança Brasil Jacksonville.

A aproximação da cidade norte-americana começou em fevereiro de
2008, quando uma delegação de Jacksonville visitou Curitiba, com interesse nos projetos de planejamento urbano e ações sociais da capital paranaense. O grupo era coordenado pela assessora de Relações Internacionais da cidade, Nancy Olson, e o gerente para a América Latina da Autoridade Portuária de Jacksonville – JAXPORT, Joshua Rodriggs.

Olson e Rodriggs afirmaram ter encontrado diversos pontos de afinidade entre Jacksonville e Curitiba, e propuseram a irmandade nos moldes do protocolo de irmandade firmado entre Curitiba e Orlando. A legislação do Estado da Flórida, porém, só permitia que duas cidades mantivessem relação de irmanamento com a mesma cidade estrangeira, salvo se houvesse a anuência do prefeito da primeira cidade.

Os representantes de Jacksonville conseguiram o consentimento do prefeito de Orlando, Buddy Dyer. No ano passado o prefeito de Jacksonville, John Peyton, fez o convite a Beto Richa para visitar a cidade, com o objetivo de assinar protocolo de Cidades Irmãs.

Richa aproveitou o convite do Banco Mundial para palestrar em evento internacional sobre ecologia e energia em Washignton, nos Estados Unidos, e visita a nova cidade-irmã.

Jacksonville é uma cidade ribeirinha cortada pelo rio Saint John’s. O município de Jacksonville é o maior dos Estados Unidos em extensão territorial, com 2.178 km². É quase cinco vezes o tamanho de Curitiba, que tem 430,9 km², mas a população é de 850 mil habitantes, metade da população de Curitiba (1,850 milhões de habitantes).

Devido a sua localização conveniente, clima ameno, custo de vida razoável e alta qualidade de vida, Jacksonville é uma cidade muito procurada para expansões corporativas. Seu status de centro intermodal de transportes é outro incentivo, e a cidade é também um centro líder de distribuição, com uma rede de transportes que inclui instalações portuárias e de cargas aéreas, estradas de ferro e rotas de caminhões.

Milhões de toneladas matérias-primas e bens manufaturados passam pela cidade anualmente. Jacksonville é constantemente avaliada como uma das melhores cidades dos Estados Unidos para expansões de negócios em uma pesquisa anual feita pela revista Expansion Management.

Jacksonville mantém irmandade com as cidades de Bahia Blanca (Argentina), Masan (Coréia do Sul), Murmansk (Rússia), Nantes (França), Port Elizabeth (África do Sul) e Yingkou (China) e de Cidades-Amigas com Ningbo, Shaoxing e Suzhou (China).

Curitiba já tem outras 11 cidades-irmãs: Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Montevideo (Uruguai), Assunção (Paraguai), Orlando (EUA), Guadalajara (México), Coimbra (Portugal), Treviso (Itália), Cracóvia (Polônia), Himeji (Japão), Hangzhou (China) e Suwon (Coréia do Sul).