Projeto de urbanismo quer tirar o trem de Curitiba

A passagem do trem dentro de Curitiba está com os dias contados. Uma proposta da prefeitura pretende tirar o trem da cidade e transformar grande parte da área do trilho na primeira Rede Metropolitana de Ciclovias. Denominado Plano Diretor Multimodal, o projeto elimina os impactos negativos do ramal ferroviário em Curitiba.

Mais abrangente e com menor custo do que os projetos anteriores, a proposta do Plano Diretor Multimodal vai promover o turismo e criar a possibilidade de fomento do transporte intermodal envolvendo Almirante Tamandaré, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais e Araucária, além de Curitiba, com a criação de uma rede de ciclovias entre estas cidades.

O alcance do plano se estenderá a Paranaguá, com a possibilidade de interligação do aeroporto de São José dos Pinhais ao Porto de Paranaguá, permitindo transporte de cargas e passageiros.

No próximo dia 19, o diretor- geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot, estará em Curitiba para participar de reunião com o prefeito Beto Richa e dos demais municípios envolvidos. O projeto executivo deve ficar pronto em seis meses.