Virgem do Rocio é a santa dos milagres

O culto à Virgem do Rocio teve inicio no Século 17, logo após a elevação do pelourinho em Paranaguá, em 1648. Quando, em 1686, os habitantes dessa vila, às margens de sua baia, foram assolados por uma peste, essa gente recorreu aos favores de Maria, Mãe de Jesus, para que os livrasse da terrível lamúria.

Desde aí, a Virgem vem sendo o socorro às aflições dos devotos católicos paranaenses. Rocio era o perímetro das vilas, onde terminava a povoação, o arruamento, e começava a se condensar o orvalho matutino.

Rocio quer dizer orvalho, em português arcaico. Nossa Senhora do Rocio é Nossa Senhora do Orvalho Matutino, Nossa Senhora do Amanhecer.

Devido aos muitos milagres e graças alcançadas por intercessão, a devoção se espalhou entre o povo do Paraná e de diversos lugares as multidões faziam romarias ao Santuário da Virgem do Rocio.

Assim, em 1977, o papa Paulo VI declarou para a eternidade Nossa Senhora do Rocio como Padroeira do Paraná. Somente no último ano, o local que abriga a santa recebeu a visita de mais de 700 mil pessoas.

Voltar ao topo