Salários atrasados em Rio Branco do Sul

Funcionários efetivos da prefeitura de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, estão enfrentando dificuldades devido ao atraso do salário do último mês de dezembro e do não recebimento do décimo terceiro.

Ontem, alguns servidores conversaram com a equipe de O Estado. Porém, com medo de represálias, preferiram não se identificar. “O salário de dezembro deveria ter sido pago até o último dia 5 e a promessa era que o décimo terceiro seria acertado na semana passada, mas isso não aconteceu”, disse uma funcionária de posto de saúde.

Segundo os trabalhadores, a prefeitura tem informado que não há previsão de quando o salário de dezembro será liberado. Mesmo assim, todos os servidores estão desenvolvendo suas atividades normalmente. “O povo não tem culpa do que está acontecendo”, comentou outra funcionária da área de saúde.

A prefeitura da cidade admite que os salários estão atrasados e informa que o problema vem acontecendo devido a dificuldades enfrentadas na transição de uma gestão política para outra. Em outubro do ano passado, o então prefeito Amauri Johnson renunciou e a prefeitura ficou a cargo do vice, Emerson Santo Stresser. O atual prefeito é Adel Ruts.

O município justifica que o novo prefeito assumiu sem dinheiro em caixa e já com diversos salários atrasados. Agora, está sendo realizada uma auditoria nas contas da prefeitura e a expectativa é que os salários sejam pagos até o final desta semana. Os salários de dezembro dos cerca de mil funcionários efetivos da prefeitura somam aproximadamente R$ 900 mil e o décimo terceiro, cerca de R$ 800 mil.

Voltar ao topo