Aos 94 anos morre o médico Moysés Paciornik

Morreu na tarde de ontem, às 17h, o obstetra curitibano Moysés Paciornik. Ele tinha 94 anos e foi vítima de uma parada cardíaca durante uma cirurgia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

De acordo com o filho do obstetra, Cláudio Paciornik, o corpo do médico já estava a caminho de Curitiba na noite de ontem. Moysés Paciornik será velado hoje, a partir das 20h30, na Associação Médica do Paraná (AMP). O enterro está previsto para as 11h de amanhã, no cemitério Israelita do Santa Cândida.

Moysés Paciornik costumava passar as festas de fim de ano com a família em Angra dos Reis, litoral do Rio de Janeiro. Na última quinta-feira, caiu e fraturou uma das pernas. Foi, então, submetido a uma cirurgia de emergência, mas não resistiu e sofreu a parada cardíaca.

O médico foi divulgador do parto de cócoras e tem diversos livros publicados. Em 1948, Paciornik instalou seu próprio hospital-maternidade em Curitiba, a Casa de Saúde Moysés Paciornik. Poucos anos depois começou a difundir os benefícios da anestesia peridural durante o parto.

Foi professor-fundador da cadeira de Higiene Pré-Natal da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1952, onde obteve o título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia em 1969. Já em 1977, recebeu o título de Cancerologia.

Voltar ao topo