Carnê do IPTU de 2009 em Paranaguá já está disponível na internet

Os contribuintes que quiserem pagar antecipadamente o Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU) de 2009 já podem ter acesso ao carnê, pela internet. Basta acessar o site da Prefeitura de Paranaguá, o www.paranagua.pr.gov.br, e clicar no link IPTU para imprimir as guias.

O processo é simples e a única informação necessária é o número da inscrição do imóvel. Quem resolver pagar até o dia 20 de janeiro, tem desconto de 20%. O abatimento cai para 10% para os que preferirem quitar em 20 de fevereiro. O parcelamento inicia em março.

Como a Prefeitura de Paranaguá entra em recesso a partir de hoje, o Departamento de Rendas Imobiliárias (Derim) fez um esquema especial para atender os contribuintes. O funcionamento será sempre das 8h às 12h, nos dias 22 e 23 e 29 e 30. A partir do dia 5 de janeiro, o horário será ampliado, das 8h30 às 14h30.

A distribuição dos carnês começa no dia 5 de janeiro. Serão cinco pontos de distribuição: Escola Francisca Pessoa Mendes (Jardim Esperança), Escola Caic, Escola Nascimento Júnior (Jardim Guaraituba), Escola Hugo Pereira Correia (Porto dos Padres) e Escola Manoel Viana (Centro). Neste caso, a exigência é apresentar o carnê de IPTU do ano anterior e o CPF de quem estiver fazendo a retirada.

O diretor do Departamento de Rendas Imobiliárias (Derim), Henrique Chaves, destaca a importância da retirada do carnê pela internet. “Nesta época do ano, o pessoal recebe o 13.º salário e já pode quitar ganhando desconto. A internet é mais uma ferramenta que estamos explorando para facilitar a vida do contribuinte”, comenta.

Passo a passo

Para imprimir o carnê do IPTU, a primeira tela que aparece depois de acessado o link pede que seja preenchido o número da inscrição do imóvel, informação obrigatória. Em seguida, há campos opcionais, utilizados pela Prefeitura para facilitar futuros contatos, com informações como CPF ou CNPJ, telefone e endereço eletrônico (e-mail).

A guia de pagamento somente será aceita na rede bancária se a emissão da guia ocorrer em impressora a jato de tinta ou laser. A impressa deve estar configurada para papel no formato A4 e a qualidade de impressão deve ser a normal ou superior.

 

Voltar ao topo