Curitiba

Tumulto na inauguração do primeiro trecho da Linha Verde

A inauguração do primeiro trecho da Linha Verde, prevista para as 11 horas da manhã desta sexta-feira (19), foi realizada com tumulto. Manifestantes protestaram contra os gastos para a construção da Linha, antigo Eixo Metropolitano.

O candidato derrotado nas últimas eleições municipais, Bruno Meirinho, do PSOL, falou em entrevista à Rádio Band News sobre a insatisfação popular com a inauguração da obra. “Estamos fazendo uma crítica à Linha Verde. Os trabalhadores não têm nada o que comemorar. São R$ 200 milhões de endividamento enquanto 200 mil pessoas estão sem teto”, disse.

Cerca de 30 a 40 manifestantes ocuparam a canaleta e tentaram bloquear o trajeto do prefeito Beto Richa, no sentido Pinheirinho-Xaxim. Houve uma pequena confusão entre os simpatizantes da atual administração e manifestantes , mas o tumulto foi controlado pela Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal. De acordo com a comunicação da Prefeitura, poucas pessoas protestaram. “Pelo que sei cinco ou seis pessoas mais o Bruno Meirinho que estavam fazendo manifestações”, relatou.

Os protestos tinham como objetivo cobrar mais investimentos em educação, em habitação, além de serem contra uma isenção de impostos para empresas que estão no entorno da Linha Verde.

O trecho inaugurado tem cerca de cinco quilômetros, começa no bairro Pinheirinho e termina no viaduto da Avenida Marechal Floriano Peixoto, no Hauer.

* Com informações do repórter Hélio Miguel.

Voltar ao topo