Praias do Paraná têm apenas oito pontos próprios para banho

Apenas oito de 43 pontos analisados na orla paranaense estão próprios para banho. Os números fazem parte do primeiro boletim de balneabilidade da temporada 2008/2009, divulgado ontem pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Dos pontos considerados próprios para o banho, metade está no município de Matinhos, e a outra metade em Guaratuba (veja quadro). Em Pontal do Paraná e na Ilha do Mel, que pertence ao município de Paranaguá, todos os locais testados – um total de 15 – foram classificados como impróprios.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, atribuiu os resultados da balneabilidade às fortes chuvas que aconteceram durante o período de coleta de água.

“Os esgotos são levados pela chuva até as praias e isto interfere no resultado dos boletins”, explicou. Para ele, é normal, nesta época, que os índices apontem vários pontos impróprios. “A tendência é que os índices melhorem”, previu.

Rasca também observou que a falta de saneamento básico é a principal causa de todos os pontos medidos na Ilha do Mel e em Pontal do Paraná serem considerados impróprios.

As cinco coletas de água utilizadas nas análises foram efetuadas entre os dias 20 de novembro e 11 de dezembro. Para um ponto ser classificado como impróprio, a última amostra medida deve apresentar mais de 2 mil coliformes fecais por 100 mililitros de água. Outra possibilidade é se duas ou mais amostras apresentem mais de 800 coliformes por 100 mililitros.

O IAP ressaltou que os índices referem-se a trechos de 200 metros – 100 metros à esquerda e à direita de cada ponto analisado -, e não a praias inteiras. E informou que barracas e bandeiras vermelhas indicarão aos banhistas os trechos poluídos.

Se a barraca for azul, é sinal de que o local é próprio para o banho. O órgão promete divulgar os boletins de balneabilidade toda quarta-feira e domingo, até o final da Operação Verão.