Alunos da UEL fazem arruaça em hospital

A colação de grau de 14 alunos do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi suspensa ontem, após aprovação de uma moção de repúdio do Conselho Universitário (Coun).

No último dia 20, depois de uma comemoração de final de curso, os estudantes resolveram prolongar a festa no Hospital Universitário (HU), onde entraram com bebidas alcoólicas, interagiram com pacientes nos corredores do pronto-socorro e soltaram fogos de artifício no pátio. A conduta contraria o regimento interno da instituição.

Sem a colação de grau, os 14 alunos ficam impedidos de se inscrever para a residência médica, tendo que esperar, no mínimo, mais um ano para isso. A única forma dos estudantes envolvidos na confusão colarem grau é com a obtenção de um mandado de segurança.

Os estudantes foram identificados por meio da gravação das câmeras do circuito interno do HU e, a partir do relato de pessoas presentes no dia, foi aberto um processo administrativo-disciplinar, que tem 90 dias para resultar em um relatório. A sanção pode então variar de advertência verbal a expulsão da universidade.

O reitor Wilmar Marçal reforçou a necessidade de punição para coibir novos atos semelhantes e ressaltou a importância da formação do estudante, que deve vir desde cedo.

“É preciso saber que existem limites. Esses estudantes não são mais crianças e devem ter a concepção do que é uma universidade. É inadmissível que um formando de Medicina tenha esse tipo de conduta”, reprova.

Para Marçal, o colegiado do curso agora tem a missão de rediscutir a ética profissional. “Vai ter que haver punição para esse caso, inclusive para que seja um exemplo para atuar como forma de prevenção”, acredita.

Festa

A festa para comemorar o fim do internato aconteceu no dia 20 de novembro, em um local em frente ao hospital. No dia seguinte, o diretor-superintendente do HU, Francisco Eugênio Alves de Souza, pediu providências sobre a situação ao reitor.

Com as imagens das câmeras e depoimentos de mais de 20 testemunhas, entre professores, estudantes e pacientes, a Reitoria fez uma auditoria antes de decidir pela suspensão da formatura dos alunos envolvidos. Em reunião extraordinária do Coun, foi votada uma moção de agravo contra a conduta irregular dos estudantes.

Os outros cerca de 80 estudantes fazem a formatura na próxima sexta-feira, às 20h30, no Ginásio João Santana, no Centro de Educação Física e Esportes da UEL. Antes da colação de grau, os estudantes participam de uma palestra sobre ética profissional, solicitada pelo colegiado de Medicina e aprovada pelo Coun. A reportagem de O Estado não conseguiu contato com os envolvidos nem com o centro acadêmico do curso.

Voltar ao topo