Curitiba, pela terceira vez, a melhor para negócios

Pelo terceiro ano consecutivo, Curitiba classificou-se como “A Melhor Cidade Brasileira Para Negócios”, segundo ranking elaborado pela revista EXAME, em parceria com a consultoria Simonsen & Associados. Nas edições anteriores, em 2001 e 2000, Curitiba liderou a pesquisa, consagrando-se como a melhor entre as melhores da lista, que relaciona os 100 melhores municípios para negócios do país.

Fazem parte ainda do pelotão de frente de 2002 as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Florianópolis, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo, São José dos Campos e Santos, a grande novidade deste ano.

Com 1,6 milhão de habitantes, Curitiba destaca-se por oferecer alguns dos melhores indicadores sociais entre os municípios brasileiros, (cerca de 42% dos domicílios são da classe A e B, contra uma média brasileira de 22,2%), pela qualidade de vida de seus habitantes e pela infra-estrutura urbana. Além disso, graças a um surto recente de investimentos na área metal-mecânica, puxado principalmente pela indústria automobilística que se instalou em sua região metropolitana. Curitiba apresenta um alto potencial de consumo, com cerca de 3 800 dólares per capita, mais do que o dobro da média brasileira.

CURITIBA é uma cidade com grandes preocupações com a preservação e o meio ambiente. Há mais de 50 m2 de área verde por habitante. A educação é uma das principais prioridades e tem apresentado bons resultados, a taxa de analfabetismo aproxima-se cada vez mais de zero, com menos de 1% de sua população ainda analfabeta.

Em seu trabalho, a Simonsen & Associados estudou 253 municípios brasileiros com população superior a 100 000 habitantes. A lista dos 100 melhores foi elaborada com base em 10 conceitos básicos que incluem itens como população, distribuição de renda, estrutura empresarial e emprego, potencial de consumo, acesso a mercados e educação, entre outros.

A divulgação dos vencedores deste ano acontecerá na próxima edição da revista EXAME, que circula a partir do dia 6 de dezembro.

Voltar ao topo