Começa em Londrina o processo de matrículas para 2009

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Educação, iniciou na última quinta-feira (23), a campanha de divulgação, nas escolas, do processo de matrículas da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2009. No total, são 82 escolas municipais, sendo 68 na área urbana e 14 na área rural. Além destas, existem 77 centros de educação infantil (CEI), sendo 11 municipais e 66 filantrópicos, conveniados à prefeitura. O trabalho se iniciou na semana passada com a chamada escolar e a campanha de divulgação para com os alunos que precisam realizar a rematrícula nas instituições de ensino municipais.
 
Entretanto, de acordo com a diretora de Apoio Educacional da secretaria, Daniela Zanoni Lima, o primeiro processo de rematrícula se iniciará, somente, nesta quarta-feira (29). Segundo ela, as rematrículas são para alunos que continuarão a estudar na mesma escola em 2009. “Estaremos realizando as matrículas para alunos da 6ª etapa da educação infantil, com idade de cinco anos; e 1º ano do Ensino Fundamental, com faixa-etária de seis anos”, informou. Ela acrescentou ainda que, para esta faixa etária, as matrículas serão feitas também nos dias 30 e 31. “Já as rematrículas para alunos de 2ª a 8ª séries do Ensino Fundamental poderão ser realizadas entre os dias 24 e 27 do próximo mês”, completou.
 
Em relação às matrículas novas, de crianças e adolescentes que ainda não freqüentam as escolas municipais, a diretora informou que o processo terá início no dia 3 de novembro. “As novas matrículas para alunos de 1º ano do Ensino Fundamental ocorrerão entre os dias 3 e 7 do mês que vem; e para alunos do EJA [Educação de Jovens e Adultos] serão realizadas do dia 3 ao dia 27”, comentou.
 
Para alunos desistentes, que desejam reiniciar os seus estudos nas demais séries do Ensino Fundamental, Daniela disse que o processo de matrícula ocorrerá entre os dias 24 e 27 de novembro. “E matrículas novas para a 6ª etapa da educação infantil poderão ser feitas nos dias 4 e 5 de dezembro”, argumentou. Por fim, de acordo com a diretora, as transferências poderão ser efetuadas nos dias 16, 17 e 18 do último mês do ano. “Isso deverá ser feito no caso de alunos provenientes das escolas municipais de Londrina ou de outras cidades que precisam mudar de colégio”, explicou.

A documentação necessária para a realização das matrículas novas, conforme Daniela, deverá ser composta pela certidão de nascimento do aluno – original e fotocópia -, comprovante de residência e atestado de vacinação atualizado. “No caso de transferências, o interessado terá que apresentar, também, o histórico escolar do aluno ou a declaração de transferência da escola de origem”, informou.
 
CEI
 
Em relação aos centros de educação infantil (CEI), sendo eles municipais ou filantrópicos, segundo Daniela Zanoni Lima, as rematrículas poderão ser feitas nos dias 24 e 25 do próximo mês. “Já as matrículas novas poderão ser efetuadas entre os dias 9 e 13 de fevereiro do próximo ano”, completou.
 
A diretora disse, ainda, que as crianças que irão cursar a 6ª etapa da educação infantil em 2009, podem ser matriculadas nos CEIs, nos dias 26 e 27 de novembro. “Lembrando que apenas sete centros estão oferecendo vagas para esta série. Os demais alunos devem ser matriculados nas escolas municipais”, reforçou Daniela.
 
Ofertas
 
Daniela Lima informou também o número de matrículas que estão sendo ofertadas para o próximo ano. Segundo ela, existem 25.229 alunos nas escolas municipais de 1ª a 4ª séries. “Para 2009, há 4.211 matrículas novas, totalizando um número de 29.440 vagas”, ressaltou. A diretora informou, ainda, que para 5ª a 8ª séries, existem 433 novas vagas e um total de 1.365 de alunos já matriculados. “Isso totaliza 1.798 vagas”, acrescentou.
 
Para a 6ª etapa da Educação Infantil, equivalente ao pré 3, de acordo com a diretora de Apoio Educacional, existem 438 novas matrículas. “Tanto para as escolas municipas, quanto para os sete centros de educação infantil que irão matricular as crianças desta série”, destacou.
 
Por fim, conforme a diretora, há 157 novas matrículas para os CEI da cidade de um total de 7.976 vagas. “Destas, 7.819 já estão preenchidas e constam como rematrículas”, argumentou. A diretora lembrou, ainda, que novas matrículas poderão surgir ao longo deste processo, tanto para as escolas municipais quanto para os centros de educação infantil. “Só recomendamos que os responsáveis procurem as instituições de ensino durante as datas pré-estabelecidas pela secretaria”, afirmou.